Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Feira da Inovação da Unesc tem prazo para ideias

Evento será virtual, inserido na programação da Semana de Ciência e Tecnologia
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 20/10/2020 - 19:23
Divulgação
Divulgação

Na semana em que o Brasil comemora o Dia da Inovação, 19 de outubro, a Unesc segue em busca de novas ideias e personalidades inovadoras. A submissão de propostas para a 7ª Feira da Inovação, evento da 11ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), entra na reta final. O período de inscrições vai até a próxima segunda-feira (26/10).

Alinhado aos princípios de fomento da Universidade, a Feira tem o objetivo de valorizar e incentivar o desenvolvimento de soluções, oferecendo a oportunidade de trocar experiências nos campos da ciência e tecnologia. Para os três dias, 28, 29 e 30, sete eventos já estão confirmados, com importantes nomes dos cenários nacional.

Para quem tem uma ideia e quer validar como possível a ser apresentada, o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Evânio Ramos Nicoleit, explica que a inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços, de acordo com a lei 10.973/04. Ele traz oito exemplos: 

1. Novidades ou melhoramentos em dispositivos;
2. Componentes ou equipamentos;
3. Substituição de materiais ou componentes;
4. Processos ou métodos de fabricação;
5. Práticas pedagógicas;
6. Técnicas ou rotas de síntese de produtos químicos ou farmacêuticos;
7. Metodologias para o cuidado da saúde;
8. Processos organizacionais.

A submissão de propostas pode ser feita na página da Feira da Inovação, em sct2020.unesc.net/6feira-de-ciencias. O evento contará com premiação para a proposta vencedora na sessão de pitch, como meios de incentivo à iniciação científica e inovação. Serão equipamentos digitais e à gratuidade para um período ou módulo em um dos cursos de Extensão ou Instituto de Idiomas, na condição de ingressante. Ainda terá o desconto de 50% nos primeiros seis meses de incubação na Itec.in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios).

O evento realizado pela Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

Confira a programação:

28 de outubro às 18 horas:
Comunicação digital e vendas online, com Thaise Teixeira e Gabriela Teixeira Aléssio.

29 de outubro às 18 horas:
Tríplice Hélice da Inovação na Unesc Araranguá, com Izabel Regina de Souza, Fernando Weber e Rosângela Paulino Alexandrino.

29 de outubro às 19 horas:
Laboratório de Inovação, com Alexandre Vasques.

29 de outubro às 20 horas:
O que é essa tal de inovação aberta?, com Dalana de Matos Vianna, Marcio Figueiredo Accordi, Franciele da Silva Fernandes e André Dalsasso.

29 de outubro às 20h30:
Empreendedorismo estudantil e protagonismo - formando lideranças, com Leonardo Martinello, Thiago Watanabe Furlan, Tatiana Gomes Wessler, Larissa Barbosa Zanette e Danielly Vitorio.

30 de outubro às 10 horas:
Laboratório de Inovação, com Alexandre Vasques.
30 de outubro às 10 horas:
Sessão de Pitches.