Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Febre amarela: 2 mil vacinados no Dia D em Criciúma

O saldo do sábado foi muito positivo. No total, já são quase 20 mil imunizados
Por Redação Criciúma, SC, 11/03/2019 - 09:42
Foto: Bruna Borges / A Tribuna
Foto: Bruna Borges / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A recomendação do Ministério da Saúde de vacinar em massa no Sul do Brasil contra a febre amarela vem sendo atendida pelas secretarias municipais. A vacina é oferecida para pessoas de nove meses a 59 anos que nunca tenham se vacinado. Somente em Criciúma, há a programação de alcançar até 149,5 mil pessoas. Já foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas. Para reforçar a ação, o Dia D foi promovido no sábado, na Praça Nereu Ramos e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Tirando proveito do Sábado Mais, muita gente aproveitou para entrar na fila que se formou diante da unidade móvel da saúde estacionada na praça. Criciúma iniciou a mobilização em fevereiro. “Vacinamos 1.967 pessoas no sábado, 1.002 na praça e as demais nas UBS”, comenta a enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Patrícia de Carvalho. “A ação é permanente, sem prazo para terminar. Quem ainda não foi que procure. Há grande chance de a febre amarela chegar logo em Santa Catarina”, acentua. Na quinta-feira, 14, as UBS com salas de vacina estarão atendendo em horário extra, das 17h às 21h.

“Ainda não foi registrado nenhum caso aqui, mas é importante que sejam evitadas essas doenças que são imunopreveníveis antes que cheguem na região”, lembra Patrícia.

Em Içara, 1,4 mil

O sábado foi de prevenção em Içara. O dia D de vacinação contra a febre amarela alcançou 1,4 mil içarenses. Deste total, 300 foram na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Elizabete, 246 no Primeiro de Maio, 176 no Aurora, 250 no Presidente Vargas, 350 na Vila Nova e 80 na Praça da Matriz São Donato no período matutino.

“Foi um saldo bastante positivo. O Dia D é uma oportunidade para aqueles que não conseguem procurar a unidade durante o horário tradicional, para que façam a vacina e fiquem protegidos. Continuaremos organizando novas ações em horário estendido e sábados, além de continuarmos vacinando nas empresas”, adianta a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos. Na semana passada, somente na empresa Librelato, foram aplicadas 357 vacinas em um dos turnos da empresa.

Quem visitou o estande da Secretaria de Saúde no sábado, também teve a oportunidade de fazer testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV. No total, foram realizados 37 procedimentos.

Morro da Fumaça

Durante todo o sábado as unidades de saúde de Morro da Fumaça estiveram abertas para aplicar a dose da vacina contra a febre amarela durante ações do Dia D. Ao todo, mais de 400 fumacenses receberam a dose somente na data. Desde o início da campanha, cerca de 3,5 mil pessoas foram imunizadas. “Ficamos felizes porque a comunidade atendeu o nosso chamado e compreendeu a importância de se imunizar contra a febre amarela”, destaca o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Quem ainda não se vacinou pode procurar uma das unidades de saúde da cidade de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Além de receber os fumacenses nas unidades, as equipes de saúde levam as doses da vacina também às empresas do município na busca de imunizar o máximo de pessoas possível. Além disso, uma ação no Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson também foi realizada na última semana. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito