Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

FCF define forma de disputa da Série B 2019

Competição será realizada em duas etapas, sendo a primeira pontos corridos e a segunda as finais
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 21/11/2018 - 11:00
Time da Raça é uma das equipes que disputará o campeonato após vencer a Série C/Foto:Guilherme Hahn/Especial
Time da Raça é uma das equipes que disputará o campeonato após vencer a Série C/Foto:Guilherme Hahn/Especial

Uma reunião com os representantes dos dez clubes que irão participar da Série B do Campeonato Catarinense em 2019 foi realizada na tarde de ontem pela Federação Catarinense de Futebol. Na pauta, a definição da forma de disputa da Segunda Divisão do estadual do ano que vem. A definição foi por um novo jeito de competição, diferente da adotada neste ano.

Em 2018, a Série B do Campeonato Catarinense foi disputada em quatro fases. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentaram em pontos corridos, com os pontos sendo zerados ao final de cada fase. Na terceira fase, os campeões do turno e returno enfrentam as duas equipes melhor classificadas pelo índice técnico, soma de pontos do turno e returno, em confronto eliminatório, jogos de ida e volta para definir os dois times que se subiriam – resultando no acesso de Metropolitano e do Marcílio Dias. As duas equipes classificadas fizeram as finais para ver qual delas ficaria com o título.

Novo formato

Desta vez, a competição foi simplificada. A FCF propôs um novo modelo de disputa que foi aceita pelos clubes, ficando em apenas duas fases. Na primeira será mantida a disputa em pontos corridos, sendo jogadas 18 rodadas, ou seja, todos contra todos em jogos de ida e volta. As duas equipes melhores classificadas estarão na Série A do próximo ano e farão a final em dois confrontos, sendo que a melhor campanha comandará o jogo da volta.

O Próspera é um dos times que disputará a competição. A vaga foi garantida depois que o Time da Raça conquistou a Série C do estadual deste ano. Além do clube criciumense, Concórdia, Inter de Lages, Camboriú, Fluminense de Joinville, Juventus de Jaraguá do Sul, Barra, Guarani de Palhoça, Almirante Barroso e Blumenau estarão na disputa.

Outros assuntos

Durante a reunião realizada ontem, foram discutidos outros assuntos relacionados ao campeonato, como o fornecimento de bolas, inscrições e categorias de base. Com relação ao primeiro item, ficou definido que a FCF irá subsidiar todo o fornecimento de bolas para competição. Serão 316 bolas, cada clube receberá 31 bolas e seis bolas especiais serão destinadas para as finais.

Já para as inscrições, Cada clubes poderá inscrever até 35 atletas para disputa do Catarinense Série B 2019, sendo no máximo 30 profissionais e cinco das categorias de base. O prazo final para inscrições é o dia 12 de julho, um dia útil antes da realização da 11ª rodada. As disputas das categorias de base serão mantidas para os times de Juvenil, para atletas até 17 anos, como a categoria vinculada à participação profissional das equipes na competição. A forma de disputa do Catarinense Juvenil Série B será definida em 2019. O reunião ainda debateu sobre laudos técnicos dos estádios e sobre a arbitragem.