Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fapesc seleciona projeto de pesquisa aplicada para desenvolvimento de software para bombeiros

Dentro dos valores, constam duas bolsas de desenvolvimento tecnológico e industrial, para profissionais de nível superior, e uma bolsa para fixação e capacitação de recursos humanos, voltada para profissional de nível médio
Por Redação Florianópolis, SC, 22/11/2021 - 21:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação catarinenses já podem inscrever suas propostas no edital 45/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que apoia pesquisa aplicada para o desenvolvimento de software de gerenciamento, controle e avaliação do ensino para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A proposta vencedora receberá fomento de R$ 243 mil e terá um prazo de até 18 meses para ser executada. O prazo termina em 3 de dezembro. 

Dentro dos valores, constam duas bolsas de desenvolvimento tecnológico e industrial, para profissionais de nível superior, e uma bolsa para fixação e capacitação de recursos humanos, voltada para profissional de nível médio, regularmente matriculado em curso superior. 

Lançado pela Fapesc, com a colaboração do CBMSC, o edital pretende auxiliar a inovação e integração dos sistemas de instrução e ensino em um único software, proporcionando maior agilidade, transparência, assertividade e segurança de dados, no serviço de controle e avaliação de ensino da corporação, colaborando assim com a melhoria na qualidade dos serviços prestados. 

A submissão das propostas pode ser feita na plataforma da Fapesc até 3 de dezembro de 2021. O resultado final será divulgado até 31 de janeiro de 2022. 

A gerente de Pesquisa de Ciência e Pesquisa da Fapesc, Deborah Bernett, ressalta que o edital apoia atividades de pesquisa aplicada, trazendo assim a ciência, a tecnologia e a inovação (CTI) para resolver os desafios da sociedade. “É um edital inovador e muito importante que contribuirá muito com os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros à sociedade. Acreditamos que a CTI é um vetor importantíssimo para o desenvolvimento do estado, inclusive na área de segurança pública”, afirma. 

Segundo o diretor da Diretoria de Instrução e Ensino do CBMSC, coronel Helton de Souza Zeferino, o edital busca atender a uma demanda antiga para a gestão das atividades de ensino. “O edital vem num momento excelente e a expectativa é a melhor possível, para que o Corpo de Bombeiros em breve tenha sob sua coordenação, um sistema de gestão de ensino próprio, modulado para as suas necessidades, e que busca, obviamente, a excelência na qualidade do ensino ofertado aos integrantes da corporação”, ressalta. 

O edital faz parte do Programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que tem como objetivo levar ações de ciência e inovação para os órgãos públicos do Estado. Esta é a segunda chamada pública lançada em parceria com o Corpo de Bombeiros neste semestre. A primeira tinha como objetivo a realização de outra pesquisa aplicada para desenvolvimento de um veículo modular para treinamento. 

Acompanhe todos os editais da Fapesc com inscrições abertas em www.fapesc.sc.gov.br. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito