No início da noite desta terça-feira (20), cerca de 5.361 unidades consumidoras em Criciúma foram afetadas por uma interrupção não programada no fornecimento de energia elétrica. Os bairros mais impactados foram Rio Maina, com 2.717 unidades sem energia, e Laranjinha, com 1.195 registros de falta de luz. Também houve relatos de interrupções nos bairros Metropol, Vila Francesa e Vila São José.
De acordo com o gerente regional da Celesc, Marcelo de Vila Oliveira, uma falha interna em uma unidade consumidora foi responsável pelo desligamento temporário da rede elétrica. Segundo ele, o sistema de proteção atuou de forma preventiva para evitar maiores danos.
"Temos sistemas de proteção chamados religadores, que atuam automaticamente quando alguma avaria é detectada na rede. Eles desligam o fornecimento por segurança. Após identificarmos o problema em uma unidade consumidora específica, isolamos essa unidade e restabelecemos o fornecimento de energia para o restante da rede", explicou Oliveira.
A equipe técnica da Celesc percorreu a rede de distribuição da região para localizar o ponto de falha e tomou as providências necessárias para o restabelecimento da energia. "Aconteceu um defeito interno do consumidor, agora vai ter que fazer os reparos e assim que tiver sanado o defeito será energizado novamente", finaliza.