Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Exposição polêmica derruba presidente da FCC

Decisão foi comunicada pelo prefeito Clésio Salvaro em reunião com Serginho Zappelini, na tarde de ontem
Por Francieli Oliveira Criciúma, 22/11/2018 - 06:34
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo/A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo/A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O desfecho da mais recente polêmica em Criciúma foi a demissão do presidente da Fundação Cultural (FCC), Serginho Zappelini. A decisão foi comunicada pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB) após a exposição de uma peça de arte, na Casa da Cultura, na noite de sexta-feira, por alunos do último ano do curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Serginho permanecerá no cargo até 6 de janeiro, data que marca o aniversário de colonização de Criciúma. “Fui tirado da Fundação Cultural, eu não pedi saída, eu fui tirado, mas em ajuda a minha cidade que tanto amo, vou permanecer e continuar na coordenação do Natal, uma festa muito bonita que está sendo preparada, e não vou deixar o governo na mão”, citou Zappelini.

Ainda estão sob coordenação da FCC, a inauguração das obras de restauração do Centro Cultural Jorge Zanatta, marcada para 14 de dezembro, e as comemorações dos 139 anos de Criciúma. “Não podia sair agora, não podia fazer isso com os colaboradores, nem com o prefeito, apesar de ele não ter entendido. Estou aqui para servir a minha cidade”, acrescentou.

O ainda presidente da FCC relatou que tentou explicar a situação para o prefeito, durante o encontro de ontem, mas que suas argumentações não foram aceitas. “Os alunos chegaram depois do horário, ninguém viu essa peça. No sábado de manhã, um professor chegou e nos ligou, orientamos para que a peça fosse guardada e na segunda-feira colocamos a classificação de idade”, relatou. “Mas foi feito uma foto que viralizou nas redes sociais, o prefeito não quis entender e temos que acatar, ele é autoridade maior”, salientou Zappelini.

Vereadores aprovaram
moção de repúdio

O assunto tomou proporções maiores quando veio à tona, na noite de segunda-feira, na sessão da Câmara de Vereadores. O tema foi levantado pelo vereador Pastor Jair Alexandre (PSC), que falou em nome da Comissão de Educação, e foi seguido por outros parlamentares.

Na sessão de terça-feira, Pastor Jair fez aprovar uma moção de repúdio endereçada à Administração Municipal de Criciúma. De acordo com Pastor Jair o assunto chegou até ele através de um pai que esteve, no sábado de manhã, na Casa da Cultura, acompanhado pelo filho e que desaprovou a peça “com cunho pornográfico”, como descreveu ao parlamentar.

Os vereadores chegaram a ir até o local na segunda-feira, mas a peça já estava em uma sala fechada e com classificação de idade. Ainda na segunda-feira, ao ser questionado pela reportagem de A Tribuna, Serginho Zappelini, explicou que, na sexta-feira, alunos do último ano de licenciatura em Artes Visuais da Unesc realizaram uma exposição no local. “Essa exposição foi depois do horário, com um vernissage. Daí eles puseram essa obra. Não vimos, fomos embora. Essa exposição começou às 20 e foi até 23h. No outro dia de manhã, professores chegaram para dar aula. Já ligaram para a administração da FCC para que tirassem e foi colocado em uma sala separada e fechada”, relatou.

A obra é uma estatueta com o corpo humano e o órgão genital masculino no local da cabeça e foi denominada pelo artista de “Gozo”. Para Serginho, esse tipo de exposição ocorre em outros locais, com classificação de idade. “Estive na Bienal e tem diversas peças acima de 14 e acima de 18 anos. Tomando esse mesmo modelo, a peça não estava mais na exposição e colocamos naquela sala”, ponderou.

Na noite de segunda-feira a peça foi encaminhada para a universidade por determinação do prefeito.

Governo emitiu 
nota oficial

O Governo Municipal se limitou a emitir uma nota oficial sobre o assunto fazendo referências ao trabalho prestado por Zappelini ao longo dos quase dois anos à frente da Fundação Cultural de Criciúma. “Serginho permanece no comando da pasta até dia 6 de janeiro, quando será celebrado o aniversário de 139 anos do município. O prefeito Clésio Salvaro, e o vice, Ricardo Fabris, agradeceram Zappelini pelo empenho e dedicação dispensados ao longo desse tempo em diferentes projetos. Fomentador da cultura estadual, Sérgio Zappelini deixa grande legado na gestão da pasta, com a reinauguração do Centro Cultural Jorge Zanatta, no próximo dia 14 de dezembro, a inauguração do Parque dos Imigrantes e ações em diferentes comunidades de Criciúma”, traz a nota oficial.

O prefeito preferiu não confirmar o motivador de sua decisão.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito