A história e a identidade de Urussanga ganharam destaque com a abertura de uma exposição fotográfica especial no hall de entrada da Prefeitura. Assinada pela fotógrafa e pesquisadora Jaira Meneghel, a mostra apresenta registros raros da cidade e de seu povo, reunidos ao longo de anos de pesquisa. A iniciativa, realizada com apoio do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), marcou as comemorações pelos 125 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrados nesta segunda-feira (6).
"Com um notebook e um scanner fotográfico, estive nas casas de diversas famílias para escanear as imagens, preservando o valor sentimental desses registros para seus donos. Passei por comunidades como Santana, Rio Carvão, De Villa, Rancho dos Bugres e entre outras, até encontrei fotos em cidades como Orleans, Criciúma e Florianópolis. Encerrar esse ciclo de pesquisa, iniciado há anos, com a exposição na Prefeitura é muito simbólico para mim. É como se toda a história voltasse ao seu ponto de origem", relata Jaira Meneghel.
As imagens expostas passaram por curadoria e restauro digital, e muitas delas estão sendo exibidas ao público pela primeira vez. "Esse é um trabalho primoroso de salvaguarda da nossa memória. Por meio dessas fotografias resgatadas com tanto cuidado, conseguimos acompanhar o modo de vida e desenvolvimento de Urussanga, os costumes, as tradições, as questões sociais e econômicas. É um patrimônio que pertence a todos nós e que agora pode ser apreciado pelas futuras gerações", destaca a diretora de Cultura, Eliana Maccari.
A prefeita de Urussanga, Stela de Agostin Talamini, também prestigiou a exposição e enalteceu a importância de preservar a memória da cidade. "Celebrar os 125 anos da nossa cidade com uma mostra tão significativa como essa é uma forma de honrar nossa história e fortalecer a identidade do nosso povo. A Jaira fez um trabalho comovente, de proximidade com as famílias, e isso reforça nosso compromisso com a cultura e com a preservação da memória urussanguense", declara. A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente da Prefeitura, até o dia 17 de outubro.
Além da exposição fotográfica, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, preparou uma semana especial repleta de ações culturais. A programação inclui resgate do dialeto, entrega de obra artística, roda de samba e até uma missa celebrada em língua italiana. Embora a emancipação tenha acontecido no dia 6 de outubro de 1900, a cidade de Urussanga oficialmente celebra o aniversário na data de fundação registrada em 26 de maio de 1878.
Exposição fotográfica celebra os 125 anos de Urussanga
Mostra assinada por Jaira Meneghel reúne registros históricos de famílias urussanguenses

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo