Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Expectativa de até cem novos PMs para a região

Comandante regional da Polícia Militar espera que reforço esteja disponível no segundo semestre de 2020
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/06/2019 - 16:25 Atualizado em 24/06/2019 - 18:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira, 24, o edital de seu novo concurso público que abre mil vagas na corporação, 800 para homens e 200 para mulheres. O comandante da 6ª  Região da Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto, projeta que até 10% do novo efetivo será direcionado para Criciúma, Içara, Araranguá e municípios vizinhos. 

"O fator técnico deve preponderar na distribuição, e dentro disso acreditamos que estaremos recebendo até 10% desse efetivo. Nossa regional tem 640 mil habitantes, das doze regiões da PM somos a sexta em tamanho, tecnicamente somos a terceira região em número de ocorrências e averiguações. Neste ano, até ontem, atendemos 25 mil ocorrências", calcula o comandante.

O efetivo atual para a regional, que engloba Amrec e Amesc, é de 777 policiais militares. "Temos um percentual de um policial para cada 730 habitantes. Temos alguns locais que, em virtude da ida de policiais para a reserva, estão com carências. E até os municípios maiores precisam. Em Criciúma temos cerca de 230 PMs, em Içara são 81, em Araranguá temos 84", explica.

O coronel observa que o contingente atual serve a diversas atividades em paralelo. "Desde policiamento a projetos de suporte, como o Rede Catarina. Fazemos o pós-crime, depois da ocorrência, para pegar mais dados e repassar às guarnições em serviço. Temos policiais que fazem as duas situações, às vezes estamos triplicando a atividade do policial militar para dar conta de tudo", comenta.

O concurso e suas etapas

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira até 22 de julho pela internet. "Recomendamos que os candidatos leiam atentamente ao edital. O candidato não pode ter 30 anos, ele tem que ter 29 anos, 11 meses e 29 dias até 22 de julho", observa o coronel Manique Barreto.

Confira também: PM lança concurso para mil novos soldados

Feitas as inscrições, as provas serão aplicadas em 1º de agosto. "Prova objetiva, com questões de Português, Direito Penal, conhecimentos gerais. Depois vem a prova escrita de redação, em 11 de agosto. Em 30 de agosto começam o prazo para apresentação de documentação, exame médico para a posterior prova prática. O concorrente terá também que apresentar o Questionário de Investigação Social (QIS), até para vermos como é a vida do cidadão que quer entrar para a PM", conta o oficial.

Os testes físicos ocorrerão no início de setembro, e entre outubro e novembro a escola com os aprovados iniciará. "Acreditamos que pela necessidade todos os mil aprovados serão já chamados para a escola, que dura cerca de oito meses. Então esperamos que no segundo semestre de 2020 os novos policiais já estejam nas ruas", projeta o comandante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito