Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Expansão: Unesc contará com polo EaD em Nova Veneza

Uma das grandes atrações será a presença do curso de Gastronomia no Município
Por Redação Nova Veneza, SC, 22/04/2022 - 12:49
Fotos: Lucas Sabino
Fotos: Lucas Sabino

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana vai ganhar mais um importante reforço: a implantação do polo de Ensino a Distância (EaD) Nova Veneza. A parceria do Município com a Unesc vem com um ingrediente especial: o curso superior de Gastronomia. A conquista, comemorada por lideranças locais e moradores, conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e de emendas parlamentares. Com o repasse de R$ 1,6 milhão, o espaço funcionará em uma escola desativada, localizada no Bairro São Bento Alto, em Nova Veneza.

Para oportunizar um ambiente amplo e de muito conhecimento, conforme a diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias,o local será todo repaginado e ampliado, transformando-se em um polo de gastronomia e hospitalidade. "O Polo EaD Nova Veneza também será um espaço de formação na área da hospitalidade, visando à excelência na educação para área da hospitalidade, preservando as especificidades loco-regionais, além de contribuir para o desenvolvimento do setor de turismo e da excelência na formação de serviços na área da hospitalidade", sublinhou.

De acordo com ela, a ideia é oferecer cursos em diversos níveis, como graduação, pós-graduação e cursos de curta duração voltados para esses temas. A graduação no Núcleo de Hospitalidade contará ainda com Turismo, Eventos e Hotelaria.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa ação promete ter grande impacto em nível regional, além de atrair investidores e visitantes e oferecer uma projeção ainda maior para o potencial gastronômico e turístico. "Ganha o aluno, que será transformado com os ensinamentos, e a região, que será presenteada com profissionais altamente qualificados para bem receber e, com isso, alavancar a economia", ressaltou.

Conforme o prefeito Rogério Frigo, a novidade faz parte de um pacote de investimentos anunciado oficialmente nesta semana. "Neste pacote está a reforma da Escola da comunidade de São Bento Alto, que está desativada, para a instalação de um polo do curso de Gastronomia da Unesc. Aqui em Nova Veneza levamos a gastronomia muito a sério, desde os costumes das famílias até os restaurantes que são muito procurados por moradores e turistas. Não poderia ter iniciativa melhor do que um curso de gastronomia em nossa cidade. Isso vai qualificar a mão de obra neste setor que é tão importante para a nossa economia. A parceria com a Unesc já vem se consolidando ao longo do tempo com outros projetos e a Escola de Gastronomia aqui vai trazer muitos benefícios para todos", enfatizou.

Quem também está feliz com a ideia é a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo daquele município, Carolina Warmling Ghislandi Hoepers.  "A ideia surgiu em consonância com o Plano Municipal de Turismo que é qualificar mão de obra para o setor. Foi uma conquista muito importante para a qualificação local voltada para o turismo e não apenas isso, Nova Veneza vai ter um polo de ensino superior. Toda a estrutura estará à disposição da comunidade para a formação profissional e acadêmica", comemorou.

O espaço contará ainda com salas de aula, de informática e biblioteca. As emendas parlamentares para viabilidade financeira do projeto são de autoria dos deputados estaduais Julio Garcia, Luiz Fernando Cardoso e Felipe Estevão. 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito