Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Exercícios físicos ajudam a prevenir e tratar o Alzheimer

Unesc desenvolve atividades no complexo esportivo com portadores da doença
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 04/07/2018 - 10:15 Atualizado em 04/07/2018 - 10:24
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Promoção da Saúde (GEPPS), vinculado ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física, vai desenvolver atividades no complexo esportivo da Unesc com portadores de Alzheimer e avaliar os resultados em aspectos como coordenação motora e capacidade funcional, contribuindo para uma melhora na autonomia funcional destas pessoas.

“A gente tem observado uma incidência razoável na cidade, na região e no mundo de pessoas com Alzheimer. Antigamente não tínhamos um diagnóstico muito preciso, hoje temos um diagnóstico mais preciso. A partir daí começamos a observar e há uma evolução na ciência sobre a contribuição do exercício físico tanto na prevenção, mas principalmente na recuperação e diminuição da progressão da doença. A doença é bastante agressiva, degenera a questão neuronal e a pessoa vai perdendo autonomia funcional do dia a dia e as vezes chega ao estado de demência. Então, o exercício físico tanto melhora nos aspectos funcionais, mas também tem evidencias recentes na relação do exercício com a melhora cerebral”, contou o professor Joni Márcio de Farias, coordenador do GEPPS e orientador do estudo.

O projeto estará aberto à comunidade. “Estamos abrindo duas frentes. Um é um programa específico para pessoas com Alzheimer. Vamos desenvolver o projeto dentro a universidade e os cuidadores precisam levar essas pessoas até lá. O segundo momento é uma capacitação aos cuidadores. Vamos orientá-los, criar uma logística que se preciso iremos a casa deles. É um processo gradativo e lento, mas tem resultado positivo”, contou.

O grupo de exercício vai desenvolver atividades três vezes por semana, das 14 às 15 horas. Os encontros ocorrem de meados de julho até dezembro. As inscrições para o grupo de exercício físico ocorrem até 10 de julho das 13 às 17 horas pelo telefone (48) 3431-2572.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito