Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Exames toxicológicos poderão ser realizados por policiais no local da ocorrência

Convênio será assinado nesta quinta-feira e deverá agilizar investigações envolvendo drogas
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/01/2019 - 09:08 Atualizado em 10/01/2019 - 09:21
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será assinado nesta quinta-feira (10) um convênio entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, que permitirá a realização de exames toxicológicos por agentes de segurança, diretamente no local das ocorrências. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, falou sobre o assunto.

“A maioria dessas abordagens é feita pela Polícia Militar. Toda essa parte é feita pelo policial, que deve acionar o IGP. Agora com esse convênio, os policiais receberam um treinamento e poderão fazer essas atividades”, contou. “Esse tipo de exame vai diminuir muito o custo do estado com exames de drogas”, frisou a juíza.

O Termo Circunstanciado (TC) será levado aos magistrados já com os resultados envolvendo as drogas, o que deve acelerar a resolução de processos. “Esse procedimento que vamos assinar é para crimes de menor poder ofensivo, a posse de droga para consumo pessoal. Quando é caracterizado tráfico de drogas, tem toda a cadeia de custódia, que a é apreensão pela Polícia Civil”, destacou Carolina.

No último ano foram 18 mil exames toxicológicos realizados em Santa Catarina. “Para cocaína tem um reagente químico. Durante a assinatura do convênio vamos fazer essa demonstração. Já a maconha, é pelo seu odor e tipo físico, é mais fácil de ser definida, mesmo assim terá um treinamento”, explicou a juíza.

Confira a entrevista na íntegra:

Tags: juíza drogas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito