Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estudantes do IFSC vão reformular brechó da Casa da Fraternidade de Araranguá

Projeto deve iniciar neste segundo semestre
Por Redação Criciúma, SC, 16/08/2022 - 09:05 Atualizado em 16/08/2022 - 09:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fonte de arrecadação para as ações de assistência social e também de doações para famílias carentes, o brechó da Casa da Fraternidade, de Araranguá, vai passar por uma ampla reformulação, desde a reforma do espaço físico até a divulgação das roupas e acessórios para venda. Tudo isso graças a um trabalho de estudantes do curso técnico em Produção de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A turma do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio está desenvolvendo o trabalho dentro do Projeto Integrador, quando os conteúdos do curso são consolidados em uma atividade prática. Com orientação das professoras Rafaela Soratto e Anamélia Valentin, a turma elaborou um plano de ação, já aprovado pela diretoria da Casa da Fraternidade, e colocará em prática as ações previstas neste segundo semestre letivo.

"Estamos com grandes expectativas para essa reforma. Ficamos bem empolgadas no começo do ano. É uma grande oportunidade, que traz muito aprendizado. Estamos ansiosas para ver como ficará o resultado e também se vamos conseguir administrar tudo, porque há muito o que fazer. Mas estamos felizes, focadas e bem unidas neste projeto", afirma a aluna Ana Carolina Pessoa.

No primeiro semestre seletivo, a turma pesquisou referências de brechós em Araranguá e na internet para propor reformulações à Casa da Fraternidade. O brechó da instituição, que funciona em uma pequena casa de madeira, será pintado e terá seu espaço interno repaginado. A distribuição das peças será reorganizada, assim como serão reformados itens como cabides, araras e mobiliário. As peças serão selecionadas e o Laboratório de Fotografia do Câmpus será usado para a produção de imagens, que serão divulgadas em um Instagram criado para o brechó. Para a reinauguração do espaço, está previsto um evento de lançamento, organizado também pelos estudantes.

A professora Rafaela Soratto explica que todas as ações fazem parte das atribuições de um técnico em Produção de Moda. "Vamos montar as produções, com fotos para as redes sociais, o que é legal porque o curso de Produção de Moda tem também o objetivo de proporcionar este conhecimento sobre fotografia. Junto com isso, vem a questão do visual merchandising, iluminação, móveis, o que fica mais atrativo para os consumidores, como as peças vão estar dispostas, todas questões que influenciam na decisão de compra. Tudo isso será conectado com o conhecimento do curso em uma ação prática", explica.

De acordo com Jaqueline Kamphorst Leal, gestora de projetos e administradora financeira da Casa da Fraternidade, a ação do curso técnico em Produção de Moda do IFSC é importante porque o brechó da instituição está mesmo precisando de uma repaginação. O brechó faz parte das ações de captação de recursos da entidade e também funciona como um local de doação de roupas para as famílias assistidas. A direção da Casa está confiante com o trabalho que será realizado pelos estudantes.

"A apresentação foi emocionante, objetiva e linda. Superou qualquer expectativa, mesmo porque a casinha é simples, e ganhou, na visão dos alunos, um espaço com certo requinte e sofisticação, com visão limpa e clara, mostrando os objetos e produtos que ali estão para doação e venda. Isso motivou a todos os participantes para que possamos ter um local acolhedor e também melhor preparado para o desenvolvimento do projeto", afirma. "Já temos uma voluntária que cuida do espaço todas as tardes e que o mantém organizado. Mas o que mais nos impressionou foram as ações de marketing digital apresentadas, que irão fazer com que mais pessoas conheçam o projeto", completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito