Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estudantes de Criciúma lançam livro sobre bicentenário da Independência do Brasil

Obra foi desenvolvida por alunos do ensino fundamental e professores de história

Por Redação Criciúma, 21/05/2024 - 11:14 Atualizado em 21/05/2024 - 11:18
Fotos: Shaiane Corrêa
Fotos: Shaiane Corrêa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na última semana, estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Criciúma, em parceria com os professores de história, lançaram o livro "200 anos da Independência do Brasil: Olhares de Estudantes e Professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma". A cerimônia, realizada no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, celebrou o protagonismo dos jovens na produção intelectual e reuniu alunos, professores e autoridades do município.

O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação, destaca a importância de envolver crianças e adolescentes nas discussões sobre o bicentenário da Independência do Brasil. "A execução desse projeto ofereceu visibilidade às ideias e concepções sobre a Independência do Brasil, protagonizadas pelos estudantes, por meio de reflexões desenvolvidas nas aulas de história", afirmou a secretária, Alexsandra Stols Pelegrim.

Iniciado em 2022, o livro reflete as perspectivas dos alunos e professores sobre o bicentenário, relacionando-o ao centenário da Semana de Arte Moderna e traçando paralelos entre o presente e o passado do Brasil. "Durante as aulas, discutimos os problemas e obstáculos ao pleno exercício da independência política de nosso país", contou a coordenadora Tatiane dos Santos Virtuoso. Ela destacou que os estudantes também exploraram o papel de figuras históricas como a imperatriz Maria Leopoldina e Maria Quitéria, cujas histórias enriqueceram o conteúdo do livro.

Monumento do Bicentenário da Independência

Em setembro de 2022, em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, Criciúma inaugurou o Monumento do Bicentenário da Independência no Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel. O obelisco, com 20 metros de altura, foi idealizado pelo prefeito Clésio Salvaro, e é um marco comemorativo dessa importante data histórica.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito