Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estudantes da Unesc recebem auxílio tecnológico para estudar

Iniciativa já conta com cadastros para 66 computadores, 65 softwares específicos e 66 redes de internet
Por Redação Criciúma, SC, 22/05/2020 - 19:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os alunos da Unesc que não tinham equipamentos adequados para acompanhar as aulas remotas tiveram uma surpresa nesta semana. Isso porque a equipe de suporte tecnológico atendeu 276 estudantes da universidade com computadores, redes de internet e softwares específicos. Preocupada com a qualidade de ensino, garantia da aprendizagem e permanência do estudante, a universidade montou o projeto para contemplar alunos que relatam não ter acesso às aulas remotas.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma a preocupação da Instituição para a continuidade da excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno, mesmo diante de desafios tão grandes quanto à pandemia e uma crise econômica. “A Universidade é sensível a aqueles para os quais ela existe. Desde o dia 1º de abril, início das aulas remotas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre estudante e Universidade. É assim que venceremos este desafio”, afirma.

Programa devolve esperança aos acadêmicos

Dentro da proposta, 145 estudantes sem computadores, 65 sem softwares específicos e 66 sem internet já estão cadastrados. Entre as histórias de superação, Daniel dos Santos da Silveira Lopes foi um dos símbolos de dedicação para seguir estudando até aqui. Ele é aluno da primeira fase do curso de Direito, motoboy no período noturno e diariamente se deslocava, às 7 horas da manhã, até uma das praças do bairro Santa Luzia, para revezar entre os sinais wi-fi de duas lojas locais.

Segundo o acadêmico, a experiência o apresentava dificuldades a cada aula. “Pagar a internet móvel que uso em casa estava difícil, não tinha dinheiro para colocar crédito e o pacote expirava rápido. Durante a aula não conseguia prestar atenção no conteúdo, pelo movimento no local, e muito menos interagir com o professor e meus colegas. Pensei em desistir, era desanimador”, conta.

Com o auxílio da Universidade, a partir desta quinta-feira, 21, tudo mudou. Daniel recebeu um notebook e um modem de internet, com pacote de 10 gigas. “A partir de gora, com os equipamentos em mãos, tudo vai mudar. Ainda tenho pela frente o desafio de recuperar os conteúdos e concluir os trabalhos pendentes, mas com o sentimento de que tudo vai dar certo. Me voltou aquele ânimo em ter um futuro melhor e dar uma vida melhor para minha família”, destaca.

Para a reitora, a trajetória de Daniel nestes quase dois meses simboliza tudo pelo qual a Universidade dedica-se a apoiar seu estudante. “É o exemplo de determinação que muito orgulha a família Unesc. Temos a certeza de que faremos a diferença na vida do Daniel e de mais centenas de estudantes. A Unesc fará o que estiver ao seu alcance para reafirmar seu papel de Universidade comunitária e não deixará seu acadêmico desamparado”, completa.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

“A Universidade tem um conjunto de 22 estratégias para a permanência estudantil. Uma delas é o empréstimo de equipamentos e acesso à internet e softwares para estudantes com dificuldades. Entendemos que essa ação oportuniza acesso e inclusão social de nossos acadêmicos, no acompanhamento das aulas mediadas por tecnologias. Somos uma Universidade comunitária, portanto, essa é uma ação de responsabilidade social e de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem”, evidencia o diretor de Ensino de Graduação Marcelo Feldhaus

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação). 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito