Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado recebe equipe da Organização Pan-Americana da Saúde

Durante quatro dias, a equipe irá realizar visitas a unidades de saúde para discutir os processos de atendimento
Por Redação Florianópolis, SC, 01/03/2021 - 16:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), chega a Chapecó, nesta terça-feira, 2, para apoiar as ações de controle da Covid-19. A visita visa o fortalecimento da rede de atenção à saúde hospitalar e de Pronto Atendimento dos municípios que fazem parte da Macro Região Oeste. Durante quatro dias, a equipe irá realizar visitas a unidades de saúde para discutir os processos de atendimento, manejo e monitoramento de pacientes com Covid-19, além de propor ações para melhorar o fluxo assistencial entre as unidades de atenção primária e as unidades  hospitalares e de pronto atendimento.

Agenda

Os técnicos da OPAS se reunirão com a coordenação do COES da Macrorregional do Grande Oeste durante a tarde terça-feira e com a Coordenação de Regulação Estadual para discutir protocolos e fluxo de encaminhamento de pacientes no contexto de crise. Na quarta, 3, as equipes da OPAS  visitarão a UPA de Chapecó e o Hospital de Campanha da cidade, além do Hospital Regional do Oeste e APS de Chapecó. No mesmo dia, o Hospital de Maravilha e o Centro de Triagem de São Miguel do Oeste também receberão visitas. Já na quinta-feira, 4, os técnicos estarão em Xanxerê, no Hospital Regional São Paulo, e depois se deslocam para Xaxim, no Hospital da cidade. Ainda no dia 4, eles visitam também o Hospital Terezinha Gaio Basso e o Centro de Triagem de São Miguel do Oeste. Depois, eles retornam à Regional de Chapecó, onde terão uma última reunião na sexta-feira, 5 de março.

“O foco é buscar a qualificação no atendimento da rede de atenção à saúde, em especial, a Macrorregião do Grande Oeste”, reforçou o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, que agradece a parceria da OPAS no momento que Santa Catarina enfrenta um aumento expressivo dos casos de Covid-19 e uma elevação do fluxo de pacientes. “Esses pacientes necessitam de tratamento qualificado em todos os pontos de atenção da rede de saúde enquanto se promove a abertura de leitos clínicos de maneira proporcional. Apoios como esse, da OPAS, são e serão sempre bem vindos”, finalizou.

Uma outra equipe está prevista para se deslocar para Santa Catarina no dia 8 de março, desta vez para visitar os municípios das regiões da Grande Florianópolis, Sul, Foz do Rio Itajaí e Nordeste Catarinense.  Estão previstas visitas a unidades de saúde dos municípios de Florianópolis, Criciúma, Araranguá, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito