Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado autoriza convênio para o projeto Pórticos Caminho dos Canyons

Praia Grande, São João do Sul, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul vão ganhar pórticos
Por Redação Araranguá, SC, 14/10/2020 - 17:15 Atualizado em 14/10/2020 - 17:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para fortalecer a infraestrutura turística da região Extremo Sul de Santa Catarina, que abriga a maior concentração de canyons do Brasil, o Governo do Estado, por meio da Santur, autorizou convênio para execução do projeto de construção dos Pórticos Caminhos dos Canyons. Com investimentos de R$ 750 mil, serão feitos 10 pórticos em Praia Grande, São João do Sul, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul. O ato, nesta quarta-feira, 14, em Praia Grande, contou com a presença do ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da vice-governadora, Daniela Reinehr e do presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari.

“Temos o desafio de otimizar recursos e encontrar alternativas para oferecer sempre mais e melhores oportunidades, além de serviços de qualidade para a população e para os turistas que visitam a região. A construção desses pórticos é uma demanda antiga dos municípios, e corresponde a um incremento turístico para a região”, disse a vice-governadora, Daniela Reinehr.

O projeto visa estruturar as entradas dos roteiros turísticos dos municípios. Além de fomentar o turismo da região, promovendo maior receita econômica para o municípios.

O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, explicou que pórticos vão contribuir para a criação do Portal Turístico Canyons do Sul. “É o começo de uma rota cênica tão sonhada pelos catarinenses. A região vai ficar ainda mais fortalecida no setor turístico, gerando empregos, renda e oportunidades para a população”.

Serão dois pórticos em cada município, que vão sinalizar o acesso a vários pontos turísticos, entre trilhas, ecoturismo e pousadas. Os serviços de construção serão executados pela prefeitura, conforme projeto apresentado pelo Governo do Estado.

Também estiveram presentes no ato a secretária executiva de Integridade e Governança, Naiara Augusto, o deputado estadual, José Milton Scheffer, o deputado federal, Daniel Freitas, além de outras autoridades.

Região vem atraindo mais investimentos

O prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, informou que no último ano passaram pelo município cerca de 50 mil turistas. Conforme ele, o turismo vem sendo uma alternativa crescente de emprego e renda em função do seu grande potencial. Prova disso, é que o investimento em novos empreendimentos do setor vem aumentado consideravelmente em toda a região, inclusive no Rio Grande do Sul, estado com o qual o município faz divisa.

“Temos, por exemplo, em Praia Grande, 28 hospedagens cadastradas, formadas por hotéis, campings e pousadas, além de 19 operadoras de turismo. Recebemos visitantes o ano todo, mas a nossa alta temporada começa em outubro e termina em março. A belezas dos canyons, as trilhas e os voos de balões encantam os turistas. Fomentar o desenvolvimento é o que buscamos. Temos potencial do ecoturismo, a cultura do nosso povo, a gastronomia típica e o bom atendimento em receber a todos que passam por aqui”, finalizou o prefeito.

O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Ronaldo Pereira da Silva, destacou que é muito importante este olhar do Governo do Estado para o Extremo Sul. “A visita técnica da Santur assegurou um equipamento turístico que trará mais desenvolvimento e qualidade de vida. Temos muitas belezas naturais e precisamos das estruturas.”

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito