Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Espetáculo Infantil projeto "Sementes do Futuro" já foi apresentado para mais de quatro mil alunos

Três cidades já receberam o espetáculo: Morro da Fumaça, Maracajá e Praia Grande

Por Redação Criciúma, SC, 02/09/2024 - 16:41 Atualizado em 02/09/2024 - 16:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O espetáculo infantil projeto "Sementes do Futuro" promovido pelo Teatro Biriba, através da Lei Rouanet e aprovado pelo Ministério da Cultura, já foi apresentado em três cidades da região sul de Santa Catarina e para mais de 4,3 alunos. A turnê teve início em Morro da Fumaça, e também passou em Maracajá e Praia Grande, no mês de agosto. A próxima cidade a receber o projeto será Braço do Norte, na segunda semana de setembro. Até o fim do ano o Teatro Biriba se apresenta em Balneário Arroio do Silva (setembro), São Ludgero (novembro) e Garopaba (dezembro).

A apresentação acontece com o palhaço Biriba de uma forma alegre, descontraída e educativa abordando temas como o meio ambiente, reciclagem, educação financeira, valorização das profissões e o uso consciente da água e de energia. O evento é gratuito para as escolas dos municípios, tendo como público principal as crianças e adolescentes (do pré ao 6º ano) e acontece sempre em duas sessões, pela manhã e a tarde. 

Com mais de 50 anos de história, o teatro Biriba leva a arte e a cultura do teatro popular através de espetáculos teatrais, de todos dos gêneros: dramas, comédias, textos infantis, musicais e shows. "Com essa peça, Sementes do Futuro, queremos mostrar para as crianças como podemos ajudar a cuidar do nosso meio ambiente. Diante de tantos desastres que estamos vivenciando, queremos mostrar a importância dos cuidados com a fauna e a flora. Não queremos criar pessoas ativistas, mas sim, pessoas que tenham mais amor ao nosso planeta", destaca o ator, Geraldo Passos, que interpreta o Palhaço Biriba.

O projeto também conta com o apoio das empresas Strawplast, Giassi Supermercados, Cyan Química, Copobras e Investir Soluções Financeiras, que através da dedução do Imposto de Renda, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em cidades da região carbonífera e do extremo sul do Estado.

Reconhecimento 

Após as apresentações em Morro da Fumaça, a secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron destacou a importância do espetáculo. "Foi um projeto muito importante onde nossos alunos tiveram o contato com o Biriba e de uma forma divertida, souberam como cuidar do meio ambiente. Nossos professores e alunos adoraram", destaca.

Além disso, após as apresentações surgiu outro projeto entre as escolas fumacenses com o Teatro Biriba. "Será um mês em que os alunos precisam levar o máximo de material reciclável. A escola que mais arrecadar vai ganhar uma televisão. A equipe do Biriba vai passar toda semana nas escolas recolhendo e pesando o material", pontua a secretária.

"Foi muito legal. Eu gostei muito do Biriba. Aprendi a cuidar do Meio Ambiente com ele", contou o aluno da E.E.B. Eufrazio Avelino Rocha, de Maracajá, João Victor Daltoé, de 8 anos. "Eu gostei da parte que tinha aquele brinquedo com tampinha", completou o colega Pedro Henrique Almeida, de 6 anos, referindo-se ao bilboquê, brinquedo criado com garrafa pet especialmente para o espetáculo.

Sobre a peça

Biriba é uma criança que estuda no colégio onde a professora Kátia leciona, mas ele é um menino que não gosta de prestar atenção nas matérias apresentadas. A professora Kátia em uma conversa informal começa mostrar para Biriba como a vida em nosso planeta pode ser diferente se nós humanos cuidarmos dele com mais amor e responsabilidade. 

O texto trabalha de forma direta com a plateia, interagindo com os personagens durante o espetáculo em brincadeiras, perguntas e respostas, fazendo assim de uma maneira divertida as crianças refletirem como, por exemplo, podemos criar brinquedos não desrespeitando o eco sistema. 

Colaboração: Gabriela Recco/Assessoria de Imprensa do Teatro Biriba

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito