Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Escolas de Morro da Fumaça visitam Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Espaço fica localizado em Florianópolis
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 27/05/2022 - 21:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta semana, os 8ºs anos de quatro escolas municipais de Morro da Fumaça visitaram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, e conheceram de perto toda a estrutura do local que planeja, executa, auxilia e atua em eventos adversos do estado. O passeio de estudos contou com a presença de mais de 70 alunos da rede municipal de ensino e oito professores em dois dias de visita.

O convite feito pelo coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e pela organização do Programa Defesa Civil nas Escolas. De acordo com os professores, a ação foi fundamental para que alunos das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo tivessem a oportunidade de participar da Semana Estadual de Defesa Civil, que neste ano comemora 49 anos.

Para celebrar essa data, a Defesa Civil planejou a Exposição: Uma História de Proteção e Solidariedade, com itens da coleção particular do coordenador municipal de Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, seguida de uma visita às instalações do CIGERD.

Os visitantes puderam compreender a importância da Defesa Civil na sociedade e principalmente como o órgão identifica situações de risco, planeja ações de enfrentamento de crise e executa respostas rápidas e seguras nesses momentos.

Durante a visita, além da exposição do acervo de Elton Cunha, foram mostrados o Centro Integrado de Operações, a Sala de Crise, Sala de Meteorologia e Hidrologia, Sala de Coletiva de Imprensa, estúdio de edição de imagens e vídeos, e o radar que transmite as informações em tempo real para a realização dos trabalhos no CIGERD.

O dia se encerrou com as escolas recebendo livros temáticos relacionados a Santa Catarina, assim como uma placa indicando que essas instituições educacionais fazem parte do Programa Defesa Civil na Escola.

“Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação e aos profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina por essa oportunidade. Conhecer as instalações e o funcionamento do CIGERD nos proporciona um sentimento de amparo e segurança, sabendo que em situações extremas podemos contar com pessoas preparadas e equipadas com alta tecnologia. Aproveito também para parabenizar o Programa Defesa Civil na Escola, que a cada ano atende mais alunos, formando assim cidadãos atuantes em nossa comunidade”, destaca o professor Rodrigo Borges Francisco, coordenador do Programa Defesa Civil na Escola em Morro da Fumaça.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito