Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ESArquitetura é vencedora de prêmio internacional

Escritório criciumense foi destaque no “Urban Design & Architecture Design Awards 2019”
Por Redação Criciúma, SC, 22/12/2019 - 12:01 Atualizado em 22/12/2019 - 17:56

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dentro dos conceitos de economia, qualidade e requinte do meio ambiente, a "Casa Bloco", projeto idealizado e executado pelo ES Arquitetura, de Criciúma, conquistou o primeiro lugar do "Urban Design & Architecture Design Awards 2019" – promovido pelo maior portal mundial online de design, arquitetura, engenharia, ilustração e arte.

Além da premiação internacional, o trabalho do escritório criciumense também foi convidado para participar da bienal de arquitetura em Veneza, na Itália que acontecerá entre 23 de maio e 29 de novembro de 2020. Conforme o CEO da ES Arquitetura e um dos responsáveis por este projeto, Diego Espírito Santo, todas as estratégias de sustentabilidade aplicadas na casa foram fundamentais para o sucesso de todo o trabalho. "Um grande diferencial da casa foi redução de custo com materiais, visto a casa ser toda em bloco de concreto, não havendo a necessidade de reboco e revestimentos, tornando a obra mais barata e sem necessidade de manutenção", destacou.

Esta é a terceira premiação mundial que o ES Arquitetura recebe. A "Casa Bloco" também foi publicada no ArchDaily (uma das principais plataformas digitais mundiais do setor) nacional e internacional. "Todo trabalho feito no escritório é com muito esmero e sempre priorizando a arquitetura, usando todos os artifícios do saber da construção civil e estas premiações confirmam que estamos no caminho certo", comentou.

Sobre a Casa Bloco

A casa se forma em torno de um pátio interno, cuidadosamente projetado para criar um ambiente contemplativo. Composta por plantas ornamentais, um lago de carpas e uma parede verde feita com cabos de aço sobre os blocos de concreto, onde a vegetação se instala de maneira simples e natural. Uma churrasqueira e uma varanda compõem a área de lazer que se conecta ao pátio, criando um espaço aberto para a vida e o bem-estar. Os materiais expostos, além da funcionalidade, foram propostos para diminuir a necessidade de manutenção.

As técnicas de aproveitamento de água e energia solar, parte dos conceitos ecoeficientes, aplicados nos projetos foram: o método e o controle dos processos de construção da economia no canteiro de obras; posicionamento solar para melhor aproveitamento da luz e temperatura interna; quadros com uso total de sua área para iluminação; o estudo dos ventos predominantes e argila expandida (sinasita) no telhado para isolamento térmico. Através de um estudo cuidadoso da implementação das molduras, foi possível criar eixos visuais estratégicos e trabalhar com a transparência do vidro, a fim de proporcionar mais espaço sentindo o espaço modesto da casa. Os 243 m² em cores sóbrias e naturais aprimoram a essência dos materiais expostos e trazem a tranquilidade e sofisticação de uma casa contemporânea.

Equipe responsável pelo trabalho

Diego Justo Espírito Santo, Valério Montes D´oca, Carolina Rodrigues Cataldo, Rodrigo Estrella, Matheus Pereira de Almeida e Graziele Damazio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito