Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ermo é a 14ª cidade da Amesc a receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento

Município de cerca de 2,5 mil habitantes tem economia focada no cultivo do arroz, banana, fumo e pitaya
Por Redação Ermo, SC, 28/06/2022 - 10:41
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fundada por italianos e portugueses, Ermo, fundada em 1993, apesar da sua jovialidade, também busca construir um planejamento para o futuro de seus habitantes. Para isto, recebeu de braços abertos na noite da última segunda-feira (27), a equipe técnica da Unesc e do Sebrae, que apresentaram a dinâmica da elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico.

Porta de entrada para o Geoparque catarinense, pela BR-101, a cidade tem a sua economia firmada na rizicultura, além do plantio da banana, do fumo e da pitaya, colocando o arroz orgânico como um dos melhores do Brasil, o que coloca a jovem localidade no mapa da alimentação mundial, com produção ecologicamente correta, sem o uso de agrotóxicos e visando a qualidade.

Ela veio morar com seus pais em Ermo quando tinha apenas um ano de vida. Seus primeiros passos se confundem com a caminhada do novo município. Ambos cresceram juntos e de mãos dadas, trabalham por um desenvolvimento equilibrado e pujante. A egressa do curso de Direito da Unesc, Tainara Fabrício Masschmann, hoje com 30 anos, um a menos que a cidade na qual reside, almeja colaborar com a construção do futuro da sua terra.  "De coração, é claro que penso no melhor para Ermo. Quero que o nosso município tenha um desenvolvimento na agricultura cada vez maior. Que possamos trazer para o nosso campo e aos agricultores, inovações tecnológicas que possam aumentar a nossa produtividade e assim destinar o superávit em investimento para o bem da nossa cidade. Nossa localidade é pequena, mas tem um povo com muita garra e vontade de crescer e promover o progresso. Espero ver o desenvolvimento da indústria alimentícia, aproveitando toda a nossa produção agrícola, gerando assim mais empregos, renda e qualidade de vida a todos os moradores", destaca.

Benefícios

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comenta sobre a chegada ao 14º município com o Plano e dos benefícios que a proposta vai oferecer à população de Ermo. "Estamos na reta final e com a sensação de dever cumprido. Onde as forças vivas desta localidade se organizaram de maneira coletiva para pensar o futuro. Uma Região promissora e com uma pauta de desenvolvimento em sintonia com as pautas internacionais. Hoje, por exemplo, a discussão em âmbito mundial é sobre a escassez de alimentos e o clima, uma preocupação muito forte com a questão da energia, a escassez da água e uma série de outros problemas que provocam uma crise internacional. É oportuno discutirmos sobre um desenvolvimento sustentável de uma forma muito responsável. Então, eu digo, que estamos vivendo na atualidade o melhor momento para se pensar nos próximos 10 anos", avalia.

Parceria

Gisele destaca que somente com a participação coletiva da cidade, orientados por técnicos da Universidade Comunitária, é que se chegará a elaboração de um Plano de Desenvolvimento verdadeiro e viável. "Com as forças vivas de Ermo estamos firmando um compromisso em prol desta localidade. O futuro que todos nós queremos é propiciar uma melhor qualidade de vida a todos os residentes, com responsabilidade no uso dos recursos naturais. Então a gente sabe que desenhar o futuro requer a participação, o engajamento e o compromisso da população. Não basta planejar, é preciso também tirar as ideias do papel e torná-las realidade", diz. 

Honrado com a visita dos representantes da Universidade, o prefeito Paulo Della Vecchia, comentou ser um privilégio discutir o futuro do Ermo. "Para nós é uma honra receber a visita da Unesc na nossa cidade. Somos gratos por esse evento que visa elaborar uma proposta para os próximos 10 anos. Ao olharmos para o passado, e lembrar que há 29 anos esta localidade era apenas um distrito de Turvo e se emancipou através do primeiro plebiscito eletrônico realizado no Brasil, onde 98% da nossa população disse que sim. Disse sim ao desenvolvimento, disse sim ao futuro, disse sim para toda essa infraestrutura, todas essas obras, todo esse movimento econômico que o município do Ermo significa hoje na região da Amesc. Agora, com esta grande oportunidade de discutirmos com uma instituição qualificada, voltada à comunidade, o que queremos para todos que vivem aqui, será muito importante, pois teremos o ensejo de propor o melhor para esta e a futura geração ermense", comenta.

O presidente da Câmara de Vereadores, Claudionor de Souza, falou sobre a importância do planejamento para o  crescimento do município. "A nossa vida toda é feita de planos, se vamos colocá-lo em prática, vai depender da vontade de Deus. Primeiro lugar porque só Ele pode nos dar oportunidade de estar vivo amanhã. E se vivo estivermos, teremos um plano. Da nossa parte queremos estar sempre contribuindo, sempre buscando o melhor para o município, então hoje, estamos dando apoio a esta iniciativa da Unesc, do Sebrae, da Prefeitura e da Amesc. Acredito que essa ação só vem a nos ajudar, somar e contribuir para planejarmos o nosso futuro", afirma.

Workshop

O próximo encontro com os moradores de Ermo, acontece virtualmente, através do google-meet, às 14 horas do dia 5 de julho. Na ocasião, será possível os participantes opinar, sugerir e apresentar propostas para o Plano de Desenvolvimento. Outra forma de contribuição poderá ser enviada através da consulta pública que já está disponível.

Praia Grande encerra a primeira etapa do Plano

Na noite desta terça-feira (28), o município de Praia Grande, aos pés dos cânions catarinense, receberá a equipe da Unesc e do Sebrae/SC para o lançamento do seu Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, sendo este o último desta primeira etapa, que contemplou todas as 15 cidades que compõem a Amesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito