Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Equipe do HSJ recebe visita de engenheiro científico

Especialista da Divisão de Prevenção de Infecção da empresa 3M atendeu colaboradores do Serviço de Esterilização do hospital
Por Redação Criciúma, SC, 03/05/2019 - 15:22 Atualizado em 03/05/2019 - 15:34
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Serviço de esterilização de materiais do Hospital São José (HSJ) recebeu a visita esta semana do engenheiro de assuntos científicos  e educacionais da América Latina, mestre em engenharia de materiais pela Universidade Frederico Santa Maria, Willian Leiva, que veio à entidade para conhecer a nova estrutura que tem apresentado  significativas melhorias ao setor de esterilização de materiais.

O HSJ foi escolhido para receber a visita do especialista pois possuí uma estrutura exemplo e tem desenvolvido boas práticas em esterilização de materiais. O especialista apontou o encontro como sendo fundamental, principalmente para conhecer o fluxo do trabalho e suas etapas, bem como a importância de discutir as normativas e boas práticas realizadas. “O Hospital São José está de parabéns pela prática clínica realizada”, comentou Leiva.

O fluxo de materiais utilizados é intenso, por mês, cerca de 70 mil itens são esterilizados, por isso a necessidade de constante aperfeiçoamento no setor. Atualmente o HSJ tem fluxo cirúrgico de mais de 850 procedimentos de alta e média complexidade mensalmente. Para este fluxo, a Central de Materiais Esterilizados (CME), setor que faz a distribuição de material estéril para todo o hospital garante a qualidade e contribuí para a prevenção e controle da infecção hospitalar, funcionar 24h por dia.

O setor totalmente reformado, esta localizado em uma área com 350m². O local é dividido em área de recepção e lavagem, preparo desinfecção, esterilização, estocagem e distribuição de materiais, estando de acordo com o projeto físico funcional recomendado pela legislação vigente.

O que é a CME

A Central de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade que dá apoio técnico para todas unidades assistenciais de uma instituição de saúde. No local, se faz todo processamento de esterilização dos itens instrumentais para cirurgias ( tesouras, roupas cirúrgicas, etc.);

O processo envolve: a limpeza, preparo do artigo, da carga de esterilização, a esterilização propriamente, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades que utilizam os itens dentro da entidade de saúde.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito