Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Entrevista de emprego | Aprenda como se preparar para ter sucesso

Redação
Por Redação Criciúma, 31/07/2020 - 15:43Atualizado em 31/07/2020 - 18:10

A entrevista de emprego é uma etapa importante para quem almeja ingressar no mercado de trabalho. Não é exagero afirmar que uma entrevista bem sucedida pode abrir as portas para o profissional iniciar a sua carreira.

Por ser uma etapa de enorme relevância, a entrevista de emprego gera uma série de dúvidas para os candidatos. Quais os trajes adequados? O que responder para o entrevistador? Devo falar dos meus pontos fracos mesmo? Essas são apenas algumas perguntas que os candidatos fazem.

Pensando nessa tarefa tão importante para a vida profissional, separamos alguns tópicos importantes sobre o assunto como:

  • O que saber antes de aparecer na entrevista de emprego
  • Dicas essenciais para não errar na entrevista de emprego
  • Atenção para as perguntas básicas em uma entrevista de emprego

O que saber antes de comparecer na entrevista de emprego

É um equívoco você chegar “cru” para uma entrevista de emprego. Ela é uma etapa de grande importância e por isso, é fundamental que você saiba anteriormente alguns detalhes relevantes sobre a vaga e também sobre a empresa.

Procure saber, por exemplo, qual é a missão, a visão e os valores da organização, pois isso demonstra alinhamento e interesse com os propósitos da empresa. Inclusive, tais conhecimentos podem até preparar você para algumas perguntas sobre os assuntos abordados na entrevista.

Caso a vaga disponibilizada seja de uma empresa que possui anos de mercado, é uma boa ideia saber um pouco da história dela, dos projetos mais bem sucedidos e de como a organização contribuiu ao longo dos anos para a comunidade.

Outros detalhes importantes que podem ajudar você na entrevista é ficar a par de informações sobre dados de vendas, quantidade de funcionários e notícias recentes. Pesquise também sobre a empresa nas redes sociais e veja como ela se comporta no meio online.

Além da empresa em si, é bom saber detalhes importantes da entrevista, como, por exemplo, qual é o traje mais adequado. Vale saber também se a entrevista será em inglês ou outro idioma, pois algumas organizações possuem negócios e relações com outros países.

Dicas essenciais para não errar na entrevista de emprego

A entrevista é um momento importante para quem pegou o diploma e quer entrar no mercado de trabalho. Na verdade, a entrevista de emprego é um momento importante também para profissionais experientes que estão se recolocando no mercado de trabalho.

Portanto, para não errar na entrevista é ideal que você fique atento para algumas dicas básicas. Vamos ver mais sobre elas?

Tenha pontualidade

Nem pense em chegar atrasado a uma entrevista de emprego. Isso conta negativamente e causa uma impressão ruim sobre o seu comportamento profissional.

No entanto, sabemos que hoje em dia o trânsito é um empecilho para quem preza pela pontualidade, além disso, outros imprevistos podem ocorrer. Por isso, é sempre bom ter o contato da empresa, pois assim você pede desculpas e alerta sobre um possível atraso.

Se chegar atrasado é prejudicial, chegar de modo muito antecipado também não é uma atitude muito legal. O mais adequado, nesse contexto, é aparecer com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Evite demonstrar muita ansiedade para obter um retorno

Em qualquer situação é difícil aguardar por uma resposta sobre uma entrevista. Qualquer pessoa deseja saber o mais rápido possível se aquela vaga será dela, ou se, infelizmente, ela vai ter que permanecer na busca por um trabalho.

Indague no desfecho da conversa se o entrevistador possui alguma previsão de retorno. Se após o prazo informado você não obter nenhum retorno, a dica é enviar um e-mail e esperar a resposta.

Por outro lado, evite a insistência, pois ligações sucessivas para o recrutador não vai agilizar a resposta, nem reforçar o seu interesse. Pelo contrário, vai apenas reforçar o quanto você está impaciente e isso não representa um perfil que as empresas procuram em um candidato.

Evite falar mal do seu emprego anterior

Deixe o passado para trás! Uma entrevista de emprego é uma nova oportunidade, uma porta aberta para uma próxima fase da sua vida. Nesse caso, deixe de lado as experiências negativas que você teve no trabalho anterior. Falar mal dos outros pega mal.

Portanto, se no meio da entrevista surgir a necessidade de mencionar as suas experiências passadas, dê respostas comedidas sem demonizar nem endeusar os seus ex-colegas e ex-chefes.

Demonstre conhecimento sobre a empresa

Para evitar ser pego de surpresa caso o recrutador pergunte a empresa, pesquise antes as características dela.

Isso é importante, pois é normal que nas entrevistas alguns recrutadores indaguem de onde e como você conhece a empresa ou ficou conhecendo a oportunidade da vaga. Desse modo, fique preparado para saber tais perguntas.

Cuidado com o comportamento arrogante

É importante demonstrar confiança durante a entrevista, porém aí vai uma dica importante: não confunda confiança com arrogância.

Fale das suas características e qualidades, mas sem causar a impressão de que você é prepotente. Sendo assim, evite também mencionar informações falsas, alegando ter conhecimentos que na verdade não possui.

O mais adequado é falar dos seus conhecimentos com bastante naturalidade. Isso vai transmitir mais confiança e credibilidade nas informações.

Fique atento para as perguntas básicas em uma entrevista de emprego

Para quem quer se sair bem em uma entrevista é preciso estar preparado para as perguntas. Nós sabemos que cada empresa formula algumas perguntas específicas relacionadas com determinada área.

No entanto, há alguns questionamentos que são comuns em qualquer entrevista de emprego. É possível se preparar com antecedência para saber responder a essas perguntas de forma segura e sincera.

Desse modo, confira a seguir algumas dessas perguntas que provavelmente você vai ouvir do recrutador.

Quais os seus pontos fortes e fracos?

É o típico questionamento formulado para o recrutador avaliar se o candidato possui autoconhecimento. A dica aqui é elencar características relevantes para a vaga e evitar termos abstratos como “sou competente” ou “tenho vontade de aprender”.

Na hora de abordar os pontos fracos, é pertinente citar pontos que podem ser melhorados. Um exemplo disso é afirmar que tem dificuldade de falar em público, mas que está desenvolvendo técnicas para sanar esse problema.

Onde você se vê em 5 anos

Essa é a oportunidade que você tem para mostrar que é um profissional com um bom planejamento de carreira. Nesse caso você pode responder que pretende estar em um cargo mais elevado da empresa contribuindo para ela se destacar no mercado.

O que os seus chefes e patrões diriam sobre você?

Aqui você pode responder citando as suas qualidades. Porém, como os recrutadores sabem que ninguém é feito exclusivamente de qualidades, não deixe de mencionar alguns pontos fracos. Contudo, destaque que você está disposto (ou disposta) a sempre melhorar.

Como você age diante de situações tensas?

O objetivo básico dessa pergunta é saber se você está apto a trabalhar sob pressão. O ideal aqui é citar algum exemplo concreto, que demonstre como você solucionou ou ajudou a solucionar um determinado problema.

Você tem alguma dúvida?

É possível que o recrutador finalize a entrevista com esse questionamento. Essa é a chance que você tem para mostrar que tem interesse sobre a empresa. Nesse caso você pode indagar sobre os planos de desenvolvimento futuros, por exemplo.

A entrevista de emprego pode determinar a conquista ou não de uma vaga

Fique atento para estar vestido de forma adequada, aos horários e ao que a vaga exige. Além disso, seja sincero e confie nas suas competências.

A entrevista de emprego não deve ser um momento de tensão, mas sim de compartilhamento de experiências e conhecimentos. Por fim, evite a ansiedade e tente ser o mais natural possível.