Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda porque alguns dentes tem tamanhos desproporcionais

Malformação começa ainda durante a gestação e deve ser tratada enquanto criança
Por Redação Criciúma - SC, 19/09/2017 - 21:57
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Você sabia que a formação dos dentes começa antes da criança nascer? Acontece através de uma série de processos, como genética, hormônios e ambiente a ponto definir malformações que vão, muitas vezes, se tornar evidentes apenas quando nascerem os dentes permanentes.

Os dentes menores do que o normal são conhecidos como microdontia, já quando são maiores, o nome é macrodontia. Também existe a hipodontia, que é quando não nascem todos os dentes. Quando antes consultar um especialista, mais chances de solucionar o problema. 

“Geralmente, as malformações dentárias têm um forte componente genético e hereditário, embora fatores ambientais também tenham influência”, afirmou o cirurgião dentista Marcelo Viola.

Entre 4% e 15% da população mundial sofre com algum destes problemas, principalmente nos dentes permanentes. Na maioria dos casos não são graves, mas atrapalham em funções bucais e pode impactar no sorriso. De acordo com o especialista, existem dois problemas relacionados à microdontia: um estético e outro funcional. 

“Nos casos mais comuns, a microdontia acontece nos dentes incisivos laterais. Eles não se desenvolvem como os outros, ficando bem menores em relação aos vizinhos (incisivos centrais e caninos). Além da estética do sorriso, que pode ser bastante melhorada com pequenas intervenções, há o problema do diastema ou espaçamento”.

A macrodontia acontece quando alguns ou todos os dentes atingem um tamanho muito maior do que o padrão. O problema é raro e geralmente está associado à presença de algumas síndromes. Um dos problemas mais graves, neste caso, é a falta de espaço para que todos os dentes se acomodem funcionalmente na arcada dentária.

“Em determinados casos, a extração e o uso do aparelho ortodôntico são necessários, a fim de evitar a deformação facial”, afirmou o cirurgião. Dessa forma, o ideal é procurar um especialista o quanto antes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito