Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda as exigências para retomada dos ônibus em Criciúma

Ônibus funcionarão com 50% da capacidade total, com metade dos passageiros sentados e os demais em pé
Paulo Monteiro / Marciano Bortolin Criciúma - SC , 04/06/2020 - 16:41 Atualizado em 04/06/2020 - 18:04
Foto: Marciano Bortolin / 4oito
Foto: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O transporte público urbano de Criciúma irá retornar na próxima segunda-feira, 8, com somente 50% da capacidade total dos veículos. O valor corresponde a cerca de 45 à 50 lugares, dos quais serão metade assentos e a outra metade para passageiros em pé - os quais contaram com marcações no suporte superior que determina o distanciamento.

Os ônibus funcionarão em três faixa de horários durante a semana: das 6h30 às 8h30, de 11h30 à 13h30 e das 17h à 19h30. No sábado, haverá duas faixas de horário: das 7h às 8h30 e das 11h30 até 13h30. 

Veículos extras serão disponibilizados conforme a necessidade, de ônibus que já tenham sua lotação máxima possível. “O ônibus está vindo no bairro e chegou no meio do caminho deu a lotação. Não pode mais entrar gente. O motorista ligará o letreiro “ligado” para não parar mais na próxima parada, até que desça gente”, destacou a gerente do DTT, Caroline Zanette. 

Não será permitida a entrada de passageiros sem máscaras nos ônibus e, caso este insista, o veículo não deixará o local. Essa fiscalização interna será feita pela própria equipe da ACTU. Nos terminais, os profissionais da empresa de ônibus se juntarão ao Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) para fiscalizar o local. 

Além disso, não será aceito o pagamento em dinheiro dentro dos ônibus e terminais, somente cartão, para evitar a contaminação de Covid-19. A ACTU vai disponibilizar a venda de cartões nos três terminais [Pinheirinho, Centro e Próspera], e também conveniado em bares e supermercados pontas de compra dos cartões para o usuário diminuir o risco de contaminação.

Dentro dos terminais e dos ônibus serão disponibilizados álcool em gel para a higienização das mãos dos passageiros. A higienização dos veículos serão feitas três vezes ao dia, sempre no término de cada ciclo de horários. Os ônibus andarão com todas as janelas abertas e com os dois renovadores de ar ligados na parte superior. 

A Prefeitura de Criciúma ainda ressalta que idosos, pessoas do grupo de risco e àqueles que não precisarem pegar os ônibus de fato, não devem utilizar o transporte. A ACTU deverá liberar os horários de ônibus até domingo, em seu site, assim como no da Prefeitura Municipal.

Confira o plano de retorno anunciado pela Prefeitura:

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito