Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Emoções e homenagem marcam abertura dos Jasti 2024

Por Redação Criciúma, 02/05/2024 - 14:52 Atualizado em 02/05/2024 - 15:11
Fotos: Eduarda Salazar
Fotos: Eduarda Salazar

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na noite desta quarta-feira, 1º de maio, aconteceu no ginásio municipal Walmir Antônio Orsi, em Criciúma, a cerimônia de abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O evento é realizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

Mais de 2,6 mil atletas, de 207 municípios das 36 microrregiões do estado, competem nas modalidades de atletismo, beach tennis, bocha, canastra, dominó, truco, dança coreográfica, dança de salão, dança popular e voleibol adaptado e bolão 23, este realizado em Timbó.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, lembrou que, apesar de nem todos os municípios terem se classificado para participar da etapa estadual, os Jasti contam com a participação das 295 cidades. 

"Criciúma se faz palco para receber a todos. Gostaria de saudar os presentes e dizer que estamos felizes por estarem aqui. Claro que vamos lutar muito para vencer as competições, estamos preparados para isso, mas em nome de todos, posso dizer que já nos sentimos vitoriosos em poder recebê-los. Somos uma cidade acolhedora e temos a certeza que vão voltar para casa com Criciúma no coração, é isso que queremos. Vida longa aos Jasti", declarou o prefeito.

Freibergue Nascimento, presidente da Fesporte, agradeceu o governador Jorginho Mello e o empenho dos envolvidos na organização da 15ª edição dos Jasti. "Quero que as senhoras e os senhores sejam felizes. Esta é a grande missão dos Jogos Abertos da Terceira Idade. Sejam felizes, ativos e motivem a nova geração para a prática do esporte”, disse.

O investimento do Governo do Estado nos Jasti é de R$ 350 mil, repassados para o município sede, por meio da Fesporte. Participaram desde as etapas microrregionais mais de 5 mil atletas.

Tocha Olimpíca

Um dos momentos mais esperados na cerimônia de abertura foi o acendimento da pira olímpica. Na 15ª edição dos Jasti, carregaram a tocha olímpica os atletas Pedro Antônio Rocha e Aires Mondardo.

Há 43 anos, a bocha é o esporte favorito do aposentado Pedro Antônio Rocha. Com títulos de campeão estadual, Pedro também pratica corrida e caminhada. No ano de 2019, percorreu os 820 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela.

Aires Mondardo, 64 anos, frequenta o centro de Convivência da Terceira Idade e é campeão municipal e regional de bocha. É apaixonado por ciclismo e já andou mais de vinte mil quilômetros de bicicleta.

Juramento do atleta

Margarida Maria Filomeno Nuerenberg, competidora nas modalidades de truco e canastra, em seis ocasiões nos Jasti, representou os atletas no momento do juramento do atleta.

Solidariedade ao povo gaúcho

Ainda durante o discurso, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, comovido com a situação trágica em que regiões do Rio Grande do Sul estão sendo acometidas pelas chuvas, prestou uma homenagem e pediu a um corneteiro do 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) para que executasse o “Toque do Silêncio”, que remete ao sentimento de respeito e solidariedade.

Primeiro dia

O primeiro dia de competição dos Jasti contou com disputas no atletismo, beach tennis, bocha Rafa Vollo, canastra, dança popular, dominó, truco e voleibol adaptado. Criciúma se sagrou campeã em duas modalidades. No atletismo, o atleta criciumense Aquiles Ghellere fez o melhor tempo na prova de 100 metros rasos, categoria 60 a 69 anos masculino, com 14s59, e ficou em primeiro lugar. Já a equipe de beach tennis feminino venceu Balneário Piçarras na final pelo placar de 2 sets a 1 e tornou-se campeã estadual.

Criciúma ficou, ainda, com a quarta colocação no beach tennis masculino e em quinto lugar na dança popular. As demais modalidades seguem em disputa. "Neste segundo dia de competição, teremos uma pausa nos jogos à tarde para a realização do baile da terceira idade, que será no Centro de Eventos da AM Master Hall, a partir das 15h. A noite, a partir das 20h, também teremos a disputa da dança coreográfica, no Ginásio Municipal. Todos estão convidados para prestigiar", ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Adriano Osellame.

A 15ª edição dos Jasti é organizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, via Fesporte, em parceria com a Administração Municipal, através da FME de Criciúma. As disputas seguem até o próximo sábado (4).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito