Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Siderópolis, o vento mais forte de Santa Catarina

Estação instalada em 2003 marcou 168,8 km/h entre 5h e 6h do dia 1º de julho
Por Redação Siderópolis, SC, 10/07/2020 - 17:35 Atualizado em 10/07/2020 - 17:38
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A tempestade e o ciclone extratropical que atingiram Santa Catarina nos dias 30 de junho e 1º de julho, causando estragos em todas as regiões, podem ser analisadas pela rede de estações hidrometeorológicas do Estado, monitorada pelo Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Das 290 estações, cerca de 50 possuem medidores de velocidade e direção do vento e registraram velocidades superiores a 100 km/h, com destaque para a de Siderópolis, no Sul do estado, com ventos de 168,8 km/h.

Segundo a meteorologista Maria Laura Guimarães Rodrigues, cinco das estações registraram velocidades superiores a 118 km/h. Além de Siderópolis, destacaram-se Urupema, na Serra Catarinense, com 126 km/h, e Indaial, localizada no Vale do Itajaí, com 121 km/h. Outras sete estações registraram ventos entre 113 e 117 km/h, e nove delas registraram ventos de 89 a 102 km/h. 

Outro aspecto importante analisado pela Epagri/Ciram foram descargas elétricas que acompanharam o ciclone que passou por Santa Catarina. A combinação de vento, chuva e descargas elétricas potencializou os estragos em diversas regiões de Santa Catarina. Os prejuízos foram tanto na área rural, com muitas lavouras afetadas, quanto nas áreas urbanas, com destelhamentos e danos na rede elétrica, além da perda de vidas humanas.

Esse conjunto de informações geradas pela rede de monitoramento ambiental da Epagri/Ciram é fundamental para auxiliar as tomadas de decisões na agricultura e no meio urbano. Os dados podem ser visualizados no Agroconnect, uma plataforma de dados agroambientais que pode ser acessada livremente pela internet.

Vento recorde em Siderópolis

Entre os dias 30 de julho e 1 de julho, ventos de mais de 80 km/h foram registrados em boa parte das regiões de SC, ultrapassando os 100 km/h em vários municípios. O evento destacou-se pela ampla área atingida, duração prolongada em algumas regiões e quebra de recorde. A estação de Siderópolis, instalada em 2003, marcou 168,8 km/h entre 5h e 6h do dia 1º de julho. Até então, o recorde pertencia a Celso Ramos (161,9 km/h em 7/10/2010).

O vento forte causou danos em estações meteorológicas automáticas como em Lages e Urupema. Parte da ampla rede de estações monitoradas pela Epagri/Ciram sofreu interrupção no sistema de transmissão devido a problemas com a rede de telefonia. O sistema aos poucos está sendo restabelecido, e novas informações coletadas nos dias do vendaval, como as da estação de Siderópolis, estão sendo checadas, validadas e disponibilizadas com confiabilidade e veracidade no banco de dados da Epagri/Ciram.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito