Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em palestra, Tite destaca gratidão 

Treinador falou sobre respeito e transparência montagem de uma equipe vencedora, momentos com a família após a conquista do mundial e início de carreira 
Por Erik Behenck Tubarão - SC, 06/08/2017 - 14:45 Atualizado em 07/08/2017 - 15:16
(foto: Mafalda Press)
(foto: Mafalda Press)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Adenor Leonardo Bachi, ou melhor Tite, realizou palestra para mais de 800 pessoas em Tubarão no sábado (5), onde contou momentos do início de sua carreira, destacando a gratidão por quem lhe ajudou, a relação do futebol com a medicina e seu envolvimento com a família.

Gente como a gente, logo no início do evento desceu do palco, dizendo que seu estilo é esse. Durante o restante da palestra, permaneceu ao nível da plateia. Além disso, caminhou pelo corredor central, chegando ainda mais próximo ao público.

Tite citou três vezes o narrador Jotha Del Fabro, com quem trabalhou durante a década de 90. Nessa época deixou de ser treinador, passando a atuar como comentarista esportivo. Antes da decisão, contava com duas propostas, a primeira para treinar por três meses e a segunda, que acabou optando, ser comentarista em uma rádio de Caxias do Sul. Com isso garantiu estabilidade para sua família.

“Ele é pilhado como eu sou. Estava ao lado do Jotha, eu não sabia o que ia falar, quando eu entro, ele tá narrando a coisa, e falo no meio da narração, ele só olhou pra mim e eu pensei, bah fiz M. Até eu aprender a pausa da voz, os macetes, ele me suportou, obrigado Jotha”, contou.

Durante certo período, Tite foi treinador do Veranópolis (RS) e do time da empresa Marcopolo. No sábado fazia os jogos do amador, e domingo partia para o profissional. Mesmo nesse período continuou estudando, o que auxilio em suas conquistas futuras.

Relação entre futebol e medicina

A organização da palestra contou a com a participação de membros do curso de Medicina da Unisul. Dessa forma, Tite se dirigiu aos acadêmicos do curso, falando sobre a importância da prática no meio esportivo. Destacou dois acontecimentos.

Durante a final do Campeonato Gaúcho de 2000, quando sua equipe, o Caxias, enfrentaria o Grêmio, Tite só contava com um goleiro disponível, que para piorar, não estava 100%. O arqueiro Gilmar Dal Pozzo tinha fratura em um dos dedos da mão, e com o membro imobilizado foi para o jogo, não sofrendo gols e contribuindo para a conquista do único título gaúcho da equipe.

O outro caso envolveu o lateral Filipe Alvim. O jogador já havia sentido problemas em outras equipes, mas no Corinthians, comandado por Tite, e na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2004, sentiu novamente a falta de ar, saindo da partida. Inicialmente Tite não queria tirá-lo do jogo, mas com a insistência do médico, aceitou. O atleta foi diagnosticado com arritmia cardíaca, sendo obrigado a encerrar sua carreira, na época com apenas 26 anos.

Família

Logo após vencer o Chelsea por 1 a 0 e tornar-se campeão mundial, antes da comemoração com o grupo de jogadores, Tite pegou a taça e levou para o quarto onde estava sua família. O gesto mostra que a vitória não veio sozinha. Ainda sobre a conquista, o técnico mostrou o vídeo que foi apresentado aos jogadores do Corinthians antes da final de 2012. O material continha depoimento de familiares dos atletas e do próprio Tite.

“Família não dá motivação, família dá segurança”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito