Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, multas para quem pratica esportes coletivos

Decretos estaduais só permitem atividades individuais. Expectativa da FME é de autorização para as coletivas a partir de 5 de julho
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 08/06/2020 - 16:12 Atualizado em 08/06/2020 - 16:15
No Parque das Nações, por exemplo, praticar esportes coletivos não está sendo permitido / Divulgação
No Parque das Nações, por exemplo, praticar esportes coletivos não está sendo permitido / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O entendimento da Fundação Municipal de Esporte (FME) é de que a partir do dia 5 de julho a prática de esportes coletivos poderá retornar a Criciúma. Na data, o Governo do Estado libera as atividades da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e a ideia do município é de não ampliar restrições. Tudo por conta da pandemia de Covid-19. Para o presidente da FME, Marco Antônio Cimolin, a partir do dia 5 poderá também retornar a prática dos esportes coletivos nas quadras públicas e privadas da cidade.

Atualmente, estão liberadas apenas as práticas individuais, como academias e caminhadas. "As portarias publicadas pelo Governo do Estado estão permitindo estabelecimentos privados, como academias, e a prática de exercício em parques e praças, como corrida, caminhada e ciclismo. Somente atividades individualizadas são permitidas, os jogos coletivos e eventos seguem não sendo permitidos, no momento", explicou Cimolin.

Em Criciúma, multas

O descumprimento da regra gera multa aos praticantes. A FME não soube informar o valor da multa e explicou que a fiscalização é por conta da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. De acordo com a PM, várias ações de fiscalização acarretaram em multas ao longo da última semana, sem precisar quantas. 

O valor é definido em análise jurídica pelo município. A reportagem entrou em contato com a Vigilância, que confirmou a aplicação de multas para as práticas esportivas não permitidas em meio à pandemia. O atendimento do órgão não soube informar se existem critérios pré-estabelecidos e nem um valor médio de multas aplicadas. Foi encaminhado o nome e o número de telefone de um fiscal que atua na área, mas a reportagem não conseguiu o contato.

Marco Cimolin, presidente da FME Criciúma

Alto rendimento treina

Enquanto segue o decreto de restrição, a FME voltou com as atividades das equipes de alto rendimento. "Tendo como foco o treinamento físico e técnico, individualizado, seguindo as restrições e recomendações sanitárias dos órgãos de saúde. Os cronogramas das federações e Fesporte seguem suspensos, sem divulgação do calendário, mas já em fase de planejamento para a retomada, aguardando liberação dos órgãos de saúde", concluiu Marco Antônio Cimolin. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito