Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em 60 anos de história, Abadeus realiza sua primeira formatura on-line

Cerca de 30 jovens foram formados no Projeto Ser Empreendedor de Sonhos, nesta quinta-feira, dia 9
Por Redação Criciúma, SC, 09/07/2020 - 21:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, realizou a sua primeira formatura on-line em 60 anos de fundação. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 9, quando cerca de 30 jovens foram formados no Projeto Ser Empreendedor de Sonhos, desenvolvido pela Abadeus em parceria com outras instituições e empresas.

A coordenadora administrativa da entidade, Gislaine Vieira, explica que “diante da necessidade apresentada por muitos adolescentes encaminhados ao mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz, de que eles não conseguiam ir adiante nas entrevistas de emprego por não se sentirem devidamente preparados, a Abadeus criou o Projeto Ser Empreendedor de Sonhos. Ele oportuniza oficinas de desenvolvimento pessoal, profissional e de empreendedorismo para adolescentes e jovens de Criciúma e região”.

O curso tem duração aproximada de dois meses e é realizado por meio de dois encontros semanais com cerca de quatro horas cada. Antes da pandemia do novo Coronavírus, ele acontecia com encontros presenciais entre os instrutores e alunos, na sede da instituição, localizada no bairro Cristo Redentor.

“No entanto, devido ao distanciamento social necessário no momento, o projeto está sendo desenvolvido de forma on-line, com acompanhamento dos professores e instrutores em sala virtual. O contato com os estudantes também ocorre via WhatsApp e são postadas videoaulas no YouTube”, afirma Gislaine.

A formatura desta quinta-feira foi realizada através da plataforma Google Meet e contou com os rituais de uma cerimônia presencial. Ao todo, 29 jovens na faixa etária dos 14 aos 18 anos participaram da solenidade, todos moradores de Criciúma. Entre eles estava Maria Eduarda Elias dos Santos, de 16 anos. Ela lembra que procurou o curso porque buscava uma oportunidade de emprego, o que, segundo ela, é bastante difícil para jovens aprendizes.

“O curso é fantástico, não tenho nem palavras para descrever o que ele e a Abadeus representam para mim. Tenho muita gratidão, pois acredito que, hoje, sou uma pessoa muito melhor do que quando entrei. Além de motivarem a gente, eles também nos fazem acreditar na nossa capacidade e nos nossos sonhos, o que é muito importante, ainda mais nesse momento de pandemia”, ressalta.

Retirada dos certificados

Os certificados de conclusão do curso estarão disponíveis para retirada pelos alunos ou responsáveis na secretaria da Abadeus, a partir desta sexta-feira, dia 10. Para a entrega, a entidade está tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos necessários para conter a proliferação do vírus. Inclusive, o aluno ou responsável deve fazer uso de máscara quando for buscar o documento.

“Para a Abadeus, essa formatura é uma forma de homenagear e valorizar os jovens, instrutores, equipe técnica e colaboradores neste período transformador que todos nós estamos vivendo. A pandemia transformou a realidade de todos e tivemos que nos adaptar, reavaliar e criar estratégias diárias para superar as dificuldades”, destaca a coordenadora.

O Projeto Ser Empreendedor de Sonhos é realizado com a parceria da Prefeitura de Criciúma, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) / Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) de Criciúma, Portinari, Esmalglass – Itaca, TWA Fomento, Anjo Tintas, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Corsul, Imbralit, Giassi Supermercados e Betha Sistemas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito