Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Elevação de custos preocupa setor produtivo

Assunto foi levantado durante reunião da diretoria da Acic, na qual os empresários analisaram o cenário regional em diferentes segmentos
Por Redação Criciúma, SC, 11/05/2021 - 17:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Iniciada no segundo semestre do ano passado, a retomada econômica na Região Carbonífera se reflete em números como o saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada e de empresas abertas no período. Entretanto, algumas dificuldades preocupam os empresários e geram incertezas econômicas em determinados segmentos.

Entre as preocupações está a dificuldade de obter insumos no mercado nacional, que gerou a elevação do preço de matérias-primas, obrigando as empresas a buscarem alternativas no mercado internacional, mesmo pagando mais caro em decorrência da alta do dólar e do frete.

Essas considerações foram apresentadas durante reunião de diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite dessa segunda-feira, 10, na qual os empresários analisaram o cenário regional e também o nacional, ressaltando ainda possíveis impactos à economia do país com o aumento da inflação.

“Com os preços das matérias-primas em disparada, as empresas precisaram buscar alternativas, como recorrer a outros fornecedores e mesmo outros mercados. Por outro lado, a valorização da moeda americana também favorece as exportações e o equilíbrio do caixa. Mesmo com as dificuldades, as empresas têm conseguido manter os investimentos e o quadro de pessoal, projetando um cenário mais estável à medida em que avança a vacinação contra a Covid-19”, pontua o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Qualificação

De acordo com os empresários, além da manutenção dos empregos, alguns setores estão abrindo novos postos de trabalho, porém, encontrar mão de obra qualificada é ainda um desafio. “Isso só reforça a necessidade de continuarmos lutando por uma educação de qualidade, alinhada às oportunidades oferecidas pelas empresas, para direcionar esses profissionais”, considera Dagostin.

Garantia de abastecimento energético

A classe empresarial salientou ainda a preocupação com o abastecimento de energia elétrica, um insumo importante na cadeia produtiva. Muitas regiões do país já vêm sofrendo com a estiagem e o setor carbonífero, que vive um momento delicado e necessita de uma estruturação para um novo parque termelétrico, garante segurança energética e desenvolvimento.

Reformas

Os diretores da Acic ainda ressaltaram a importância de retomar as discussões em torno das reformas tributária e administrativa, ambas em tramitação no Congresso Nacional, para que as mudanças sejam enfim aprovadas. A demanda será defendida junto aos parlamentares catarinenses, assim como outros pleitos da região.

A avaliação dos empresários é de que as reformas vão proporcionar maior segurança jurídica aos investidores e reposicionar a imagem do Brasil no exterior, favorecendo também o investimento estrangeiro no país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito