Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Egressos do curso de Enfermagem da Unesc levam cuidados humanizados para outros países 

Keilla Tabordes Viegas Ribas é uma das profissionais que faz carreira nos Estados Unidos
Por Redação Criciúma, SC, 25/06/2023 - 19:34
Foto: Divulgação/ Agecom/ Unesc
Foto: Divulgação/ Agecom/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde uma idade muito jovem, Keilla Tabordes Viegas Ribas alimentava um sonho claro em seu coração: tornar-se enfermeira. Aos oito anos, quando questionada sobre suas aspirações para o futuro, sua resposta era sempre pronta e direta: enfermeira. Hoje, a profissão, que já estava profundamente enraizada em sua essência, é motivo de orgulho não apenas para ela, mas também para a Unesc, uma Instituição que já formou mais de 50 mil acadêmicos em diversas áreas de atuação.

Aos 33 anos, Keilla, que é egressa da Unesc, está vivendo um momento especial em sua carreira. Seu diploma foi totalmente validado nos Estados Unidos, graças à quantidade de disciplinas e horas cursadas no Brasil. Atualmente, residindo em Rockville, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, ela se sente plenamente preparada para exercer a profissão.

"Estar na Unesc e ter tido acesso à matriz curricular proposta pelo curso foi fundamental para o exercício da profissão em solo americano. Foi algo realmente importante", enfatiza ela, que atualmente atua como cuidadora em uma agência de atendimento domiciliar.

Cuidando de pacientes que frequentemente eram transferidos para hospitais, ela conta que percebeu que o conhecimento adquirido na Instituição foi muito mais abrangente do que imaginava. 

"A Unesc me ensinou a ouvir os pacientes e a atendê-los de forma holística, respeitando suas culturas e seus desejos. Antes de analisar a doença, aprendi a observar o ser humano que está à minha frente e isso tenho aplicado diariamente aqui", relata ela.

Além de Keilla, outros egressos da Unesc estão atuando na área em outros países, como é o caso de Yves Lupini Salamawu, colaborador do Ospedale San Raffaele Arcangelo, na cidade de Veneza, Itália. 

O enfermeiro congolês, que concluiu sua graduação em Enfermagem na Unesc em 2013 e há 10 meses atua no hospital da Europa, garante que a experiência tem sido extremamente positiva. 

No ponto de vista de Yves, a Enfermagem no Brasil está muito mais avançada do que na Itália. Ele destaca que a Unesc, em particular, "está 10 anos à frente da enfermagem italiana". Embora a infraestrutura na Itália conte com aparelhos e equipamentos de última geração, ele acredita que a prática em si está atrasada.

"A Unesc me ensinou a tomar decisões imediatas e a salvar vidas sem correr riscos. Os médicos daqui demonstram muito respeito pelos enfermeiros no local onde trabalho", comenta.

O egresso é originário da República Democrática do Congo e veio para o Brasil em 2005. Já possuía formação técnica em farmácia e optou por fazer Enfermagem na Unesc, por ser considerada uma referência em Criciúma e região.

A Pró-Reitora de Ensino, Graziela Amboni, destaca que a validação do diploma em outro país é um processo essencial para profissionais que almejam expandir suas carreiras além das fronteiras nacionais. 

Ela ressalta que essa validação não apenas abre portas para novas oportunidades de emprego, mas também fortalece a credibilidade e a competência dos profissionais, permitindo que eles se destaquem em suas áreas de atuação e tenham um impacto global.

"É um reconhecimento oficial das habilidades e conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica aqui na Unesc. Ao ter o diploma validado em outro país, o profissional demonstra que está apto a exercer a profissão em um ambiente internacional, seguindo os padrões e requisitos exigidos", diz Graziela.

Experiência

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Paula Zugno, destaca a importância da área e o potencial de crescimento e realização profissional que oferece. Ela ressalta que, com uma atitude perseverante e comprometimento em prestar cuidados de qualidade, os acadêmicos e egressos da Enfermagem têm a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para o avanço da área da saúde.

"No nosso curso, buscamos formar profissionais com excelência e temos imenso orgulho dos nossos egressos, onde quer que eles estejam. Muitos deles ocupam cargos de direção e atuam em áreas assistenciais e é uma verdadeira honra fazer parte da formação desses profissionais", disse. 

"Além de oferecermos uma ampla gama de atividades teórico-práticas desde os primeiros semestres, também mantemos uma conexão com os currículos internacionais", complementa a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da instituição, Ioná Vieira Bez Birolo.

Internacionalização

Ioná compartilha que, nos últimos anos, os egressos da Unesc têm tido a oportunidade de vivenciar experiências internacionais, tanto na América do Norte quanto na Europa e destaca que esses egressos têm fornecido feedbacks extremamente positivos, os quais enchem a equipe de alegria. 

No entanto, Ioná ressalta que essa satisfação não está relacionada apenas ao fato de estarem fora do Brasil, pois aqueles que permanecem no país também trazem grande felicidade à instituição. "O que verdadeiramente traz satisfação é a percepção de que essas experiências internacionais proporcionam ainda mais oportunidades para os egressos", menciona Ioná.

De acordo com ela, esse sucesso é evidenciado pelo currículo proposto pela Unesc, que se mostra altamente relevante e adaptado às exigências internacionais. "Esse currículo abrange não apenas o contexto nacional, mas também prepara os acadêmicos para lidar com diferentes culturas e exercer a profissão com excelência em ambientes internacionais. Essa abordagem abrangente e adaptável contribui para o sucesso dos egressos da Unesc, tanto dentro como fora do Brasil", conta.

Diferenciais

Na Unesc, Universidade comunitária avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a formação relaciona teoria, prática e extensão. "Temos muitos diferenciais, entre eles, as aulas práticas, que ocorrem desde a primeira fase do curso, e a partir da segunda fase, aulas teórico-práticas e o contato com a comunidade. O acadêmico faz as atividades nos hospitais da região e nas Unidades Básicas de Saúde da segunda até a oitava fase e, nos anos finais, o estágio supervisionado", comenta a coordenadora do curso.

A formação também contribui para o crescimento em larga escala da área. São dez semestres, aliando teoria, prática e estágio, possibilitando a atuação em clínicas particulares, hospitais, unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, pesquisa universitária e laboratórios, públicos ou privados, podendo ainda empreender em consultórios próprios de enfermagem.

Portas Abertas

Os interessados em ingressar em um dos mais de 50 cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644-0170 ou (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito