Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Educação, mobilidade e transparência na pauta do PDT

Deputado estadual Rodrigo Minotto é o pré-candidato do partido à prefeitura de Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 05/08/2020 - 09:55
Minotto com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, que o incentivou a concorrer em Criciúma / Divulgação
Minotto com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, que o incentivou a concorrer em Criciúma / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O PDT trabalha a possibilidade de ter candidatura à prefeitura de Criciúma para a eleição de 15 de novembro. E a alternativa do partido é o deputado estadual Rodrigo Minotto, que atualmente preside a sigla na cidade e atua como coordenador regional dos pedetistas.

"Estamos reestruturando o partido, fui eleito presidente, temos 26 pré-candidatos a vereadores e eu tenho sido estimulado sim por setores da sociedade a dialogar e construir um projeto", admitiu, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 5, na Rádio Som Maior. "Minha maior contribuição é abrir um diálogo e apresentar algumas ideias e soluções, discutir os problemas é fundamental, o mais importante é apresentar as soluções de uma forma coerente, técnica, com as pessoas acreditando no que podemos apresentar", frisou.

Foco na educação

A meta de Minotto, por enquanto, é se municiar de informações. "Indiscutivelmente, precisamos urgente de um plano de desenvolvimento econõmico e social e diminuir a vulnerabilidade das pessoas que residem em Criciúma", relatou. O deputado expôs a educação como uma meta de um plano de governo do PDT para Criciúma. "Temos uma educação pública que precisamos aprimorar na qualidade do ensino público, é inadmissível que a cidade seja a oitava na região nos dados do Ideb nas séries iniciais. Tem que dar motivação aos servidores públicos, valorizar para que possam transferir conhecimento e buscar melhor posição em Santa Catarina", afirmou, mencionando que Criciúma está na posição 162 no estado em relação aos indicadores educacionais. "Isso é algo que nos preocupa e precisamos aprimorar para ter um futuro melhor para cada cidadão de Criciúma", citou.

Minotto tenta buscar o apoio do PSL do governador Carlos Moisés à sua candidatura

Questionado sobre outras pautas para a cidade, Minotto relacionou mobilidade e acessibilidade. "Precisamos de uma ciclovia urgente na Avenida Centenário, vou aprimorar enquanto deputado um debate de levar uma ciclovia além da Centenário até o Balneário Rincão", anunciou. Minotto citou, ainda, que "há dificuldade de encontrar uma obra pública com qualidade. Falta transparência na gestão pública, o que o gestor está fazendo?", questionou.

Incrementar a saúde

O pré-candidato a prefeito do PDT vê a necessidade de aprimorar o atendimento na saúde em Criciúma. "Na área da saúde ainda hoje temos várias pessoas que nos procuram com dificuldades de atendimento através de exames, cirurgias, isso tudo nos entristece. Isso tudo depende da gestão", frisou. "São pilares fundamentais para que a gente possa discutir isso, aprimorar a gestão de Criciúma, inovar, uma gestão mais democrática, humana, inovadora", completou.

O deputado reconheceu que a campanha será diferente neste ano, por conta da pandemia de Covid-19. "Minha maior preocupação nesse momento é ajudar na recuperação do Estado, isso nos impede de ter o contato pessoal com as pessoas. Temos feito reuniões semanais no partido, avaliando situações do momento, vai ser uma eleição totalmente diferente, onde o contato pessoal, se continuar como está, vai ter mais dificuldades. As redes sociais serão importantes nesse momento", destacou. "Temos que combater as fake news, isso nada engrandece a democracia, acredito que cada um, com o seu jeito, sua forma de agir, seu histórico de trabalho e de vida possa fazer a apresentação para que as pessoas possam conhecer um pouco mais das pré-candidaturas e dos possíveis candidatos", elencou. 

Minotto com o ex-deputado Manoel Dias e o presidenciável Ciro Gomes em ato da campanha de 2018

Minotto apontou, ainda, a resistência da população aos temas eleitorais nesse momento. "A gente percebe isso, as pessoas estão reticentes a esse assunto. É salutar dizer que dentro do regime democrático que vivemos temos o pleito que está no calendário, temos que cumprir", observou.

A busca por aliados

Para o PDT, a busca por aliados para as eleições está em andamento. "Buscando alianças não somente de partidos, mas de pessoas que querem o bem para a cidade de Criciúma, formadores de opinião, que pensem a Criciúma do amanhã, daqui a dez, vinte, trinta anos, esse conceito de aliança é fundamental nesse momento, não somente com partidos, mas com pessoas e projetos", reiterou o deputado.

Para Minotto, "além da questão partidária temos que fazer alianças com a cidade". O deputado reconhece que mantém conversas com o PSL, PCdoB, Podemos, PSB e PROS. "Fomos citados principalmente em conversas com o PSL, que tem o seu pré-candidato, temos que respeitar, temos uma conversa com o PCdo B, Podemos, PSB, PROS e outros partidos que poderão vir para uma discussão. Sempre deixei muito claro, minha pré-candidatura não é impositiva, sendo construída por pessoas e com dirigentes dos partidos buscando uma solução para a gente apresentar nesse grupo o melhor candidato, para demonstrar a nossa capacidade de gestão, na perspectiva de fazer o melhor para a cidade", defendeu.

Avaliação de Salvaro

Questionado sobre o desempenho do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), que busca uma nova reeleição, Minotto salientou que "nós temos que respeitar o prefeito, as suas qualidades, é um prefeito que vem há 12 anos no exercício do mandato, sabemos das facilidades que isso dá", comentou. "Mas podemos apresentar uma oportunidade de uma gestão diferenciada, mais inovadora, mais humana, onde a gente possa sentir nas pessoas a satisfação de viver em Criciúma", finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito