Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Educação interprofissional é tema de debate no terceiro dia da Jornada da Unesc

Programação 100% virtual está disponível de maneira gratuita
Por Redação Criciúma - SC, 21/05/2020 - 12:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 4ª Jornada Integrada da Saúde da Unesc chegou ao terceiro dia nesta quarta-feira (20/5), com uma programação 100% online e gratuita com muito conhecimento a ser compartilhado sob o tema central "Pandemia Covid-19: uma questão de saúde pública". Nos períodos da manhã, tarde e noite desta quarta-feira, o evento contabilizou 11 palestras, mesas-redondas e lives, como a "A Formação de Recursos Humanos em Saúde na Era da Covid-19", com a participação do farmacêutico, professor doutor em Ciências e consultor Internacional em Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (2017-2019), José Rodrigues Freire Júnior.

Segundo Freire, no período da Covid-19 o aprendizado e a prática profissional devem reconhecer a importância da colaboração entre os trabalhadores da área da saúde. "Nenhum profissional sozinho dá conta da complexidade do cuidado que se deve ter no combate ao vírus. Para melhoria da segurança do paciente, temos que pensar quais os desafios para formar recursos humanos e ter sistemas de mais resilientes, mais colaborativos e mais efetivos", comenta.

Nesse contexto a interprofissionalidade ou educação interprofissional chegaria como primordial para formar recursos humanos que desenvolvam bem o trabalho em equipe. Um exemplo desta atuação na prática, segundo Freire, é o trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em programas como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). "Ela é um estilo educacional que visa a formação de profissionais das diferentes áreas da saúde para o efetivo trabalho em equipe. A proposta é que acadêmicos de diferentes cursos possam estudar em equipe, ter interação no processo de ensino-aprendizagem e possam atuar de maneira colaborativa nos espaços em que desenvolverão seu trabalho", explica.

O palestrante abordou também o plano de ação de fortalecimento da interdisciplinaridade em saúde, que envolve várias iniciativas que potencializam esse debate tanto na dinâmica do trabalho quanto na educação, elaborado em 2017 pelo Ministério da Saúde.

A live teve como mediadora a professora da Unesc, Fabiane Ferraz, que salientou a busca da Universidade em fazer movimentos na área da educação interprofissional. "Esta Jornada, por exemplo, é pensada por diferentes Centros Acadêmicos procurando mobilizar ações dentro desta ordem interprofissional".

Programação embasada na realidade

A Jornada da Saúde segue até esta sexta-feira (22/5) com extensa programação 100% online. Entre os destaques da semana estará a participação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com palestra nesta quinta-feira (21/5), ás 20 horas, com a intermediação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e da deputada federal Carmen Zanotto (representante da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde).

O conhecimento compartilhado ao longo dos dias por professores e convidados tem foco na temática "Pandemia Covid-19: uma questão de saúde pública", sob olhares diferenciados a partir das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

A presidente da comissão organizadora do evento e presidente do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, Gabrielly Ricken da Silva afirma que todo o roteiro foi muito bem pensado para que toda a programação estivesse conectada. "Estamos surpresos com o resultado. Na primeira reunião de organização do evento, pensamos em 200 pessoas. Depois em 500 participantes, talvez 1.000. Mas hoje temos mais de 2.500 inscritos. Esse número superou tudo o que pudéssemos imaginar. O feedback das pessoas está sendo muito bom e temos uma interação grande em todas as palestras".

Se você não conseguiu acompanhar as lives e palestras, pode ter acesso gratuitamente a todas elas pelo canal Unesc TV no Youtube .

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito