Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“É um remédio amargo para uma doença que não temos cura no momento”, diz Moisés

Frase do governador diz respeito ao isolamento social prorrogado por mais sete dias
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 30/03/2020 - 19:16 Atualizado em 30/03/2020 - 19:27
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva iniciou a entrevista coletiva desta segunda-feira, 30, para atualizar os casos de coronavírus (Covid-19) destacando as ações feitas no estado para evitar a disseminação do vírus em larga escala. “Entendemos que essas medidas que o governo tem solicitado são amargas. É um remédio amargo para uma doença que não termos cura no momento. A Crise vai atingir todos. O esforço é de todos”, fala Moisés, destacando ainda que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, presidentes de vários países e a Organização Mundial da Saúde (OMS), solicitam o isolamento social. “Nenhum país conseguiu até hoje enfrentar essa crise. A própria OMS recomendando isso, a única forma de impactar o sistema de saúde positivamente é o isolamento social”, cita.

Moisés disse ainda que nos últimos 13 dias foram implantamos 118 novos leitos de UTI. “O investimento chega a R$ 76 milhões. Até o final de maio, mais 713 leitos em todas as regiões do estado. Não é qualquer leito nem qualquer profissional que pode atender. Precisa ser profissionais preparados, todas as manobras que um médico intensivista faz no dia a dia. Não conseguimos transformar todos os hospitais em unidades de terapia intensiva.”, falou.

O governador lembrou que chegou ao estado alguns itens vindos do Governo Federal como álcool, óculos de proteção, luvas e aventais. “É uma ajuda importante. No que o Estado tiver que fazer, vai trabalhar arduamente para que todo o planejamento seja operacionalizado”, ressaltou.

Diálogo com a Fecam

O governador também anunciou que terá nova reunião com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), na manhã desta terça-feira, 31, onde debaterá possíveis novas medidas. “Vamos construir medidas com a Fecam. Não ter casos confirmados na região não significa que o vírus não esteja circulando”, citou.

Estado com 219 casos

Na entrevista online, o governador informou que o estado chegou a 219 casos confirmados. No Sul, são 55. Destes, 51% homens e 49% mulheres. A faixa etária se coloca entre 10 e 19 anos, 2 casos. De 20 a 29 anos, 33 casos. De 30 a 39 anos, 53 casos. De 40 a 49 anos, 37 casos. De 50 a 59 anos, 36 casos; 60 a 69 anos, 39 casos; 70 a 79, 10 casos; 80 anos a 89, 6 casos. 

Na lista abaixo, divulgada pelo Governo do Estado, Criciúma aparece com 15 casos, porém, dois são de Siderópolis, que tem quatro no total e não dois como na listagem do Estado.

Momento silencioso da pandemia

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, comentou que este é um momento silencioso da pandemia. “As pessoas não percebem. O crescimento em outros países agudo fez a população passar a entender o que é repassado pelas autoridades em saúde e sobre a falta de operacionalização do sistema. Daqui a pouco vamos falar em pessoas que não têm familiar ou não conhece alguém que precisou ir para a UTI. Precisamos muito da ajuda das pessoas”, disse.

 

4oito

Criciúma divulgou nesta segunda-feira, 30, a confirmação de mais dois casos de coronavírus (Covid-19) na cidade. Ambos são do grupo de risco. O 12º caso é um homem de 61 anos e o 13º, uma mulher de 71 anos de idade, a primeira confirmação de uma pessoa acima dos 70 anos.

Além destes, ainda há duas pessoas com idades entre 20 e 29 anos, três entre 30 e 39 anos e outras três entre 50 e 59 anos de idade.

Fonte: Vigilância em Saúde de Criciúma/4oito

Hospital Regional de Araranguá será referência no Sul

Durante a entrevista coletiva, Carlos Moisés da Silva anunciou alguns hospitais que serão vocacionados para o tratamento do coronavírus (Covid-19). Entre eles, o Hopsital Regional de Araranguá (HRA), será a referência no sul do estado. “Já temos Florianópolis, Araranguá, São Miguel d’Oeste Lages e Joinville. Nas demais regiões estamos negociando, combinando as ações para ter alas desses hospitais para receber os pacientes de coronavírus em estado grave”, disse o governador.

Tags: coronvírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito