Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"É um projeto único no planeta”

Fernando Zancan fala sobre sua viagem à Europa e o carvão mineral no mundo
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 06/11/2017 - 15:41
(foto: Clara Floriano)
(foto: Clara Floriano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O carvão mineral vem ganhando destaque no cenário mundial. O presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, passou as últimas duas semanas na Europa, tratando de assuntos financeiros, além de conhecer plantas para a captura de CO2. O Projeto de Captura de Carbono do Centro Tecnológico Satc conta com um sistema revolucionário.

“A captura de CO2 vem muito forte no cenário mundial. Serão alguns anos trabalhando nessa tecnologia. Fica claro que o carvão tem espaço”, destaca Zancan.

O desenvolvimento sustentável e o financiamento para tecnologias limpas do carvão estiveram na agenda. Esse é um dos combustíveis escolhidos por países em desenvolvimento, como China e Índia. 

“É uma tecnologia que já possui plantas de demonstração. O que fazemos hoje em Criciúma é inovador. É um projeto único no planeta”.

A sustentabilidade é uma das principais questões ambientais, sendo fundamental para as indústrias. “O fogão a lenha gera CO2, e você precisa capturar. Nos chaminés das fábricas sai uma boa porcentagem. A tecnologia de pós combustão é uma solução”, explica o presidente.

A ABCM foi convidada a integrar as ações da América Latina na ONU e apresentar os progressos feitos na Satc no ano que vem em Cambridge, Inglaterra, e em Paris no Conselho Consultivo da Indústria do Carvão (CIAB).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito