Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

É tempo de Vindima Goethe

Após um ano de dedicação, chegou a hora de colheira em clima de festa
Por Redação Urussanga, SC, 16/01/2019 - 20:09Atualizado em 16/01/2019 - 20:13

Berço da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, a paisagem atual no município de Pedras Grandes chama a atenção pelos extensos parreirais e o cultivo da variedade rara e típica desta região: a uva Goethe. Na tarde desta quarta-feira, dia 16, o vinhedo em frente à Pousada da Imigração foi o cenário escolhido para a colheita simbólica com acolhida especial da família Masiero, Prefeitura de Pedras Grandes e produtores artesanais.

O ato marca o ritual de início da safra e a proximidade com a realização da celebração da 11ª Vindima Goethe, que ocorre de 18 a 20 de janeiro, em Urussanga. "Já estamos recebendo turistas atraídos pela experiência de colher as uvas, degustar o vinho Goethe e desfrutar de muitos atrativos em nossa região. Nesta semana passaram já grupos de Florianópolis, São José e até Joinville. Estamos percebendo o interesse dos turistas em querer conhecer mais sobre a uva e o vinho Goethe, sua história, seus aromas e sabores. A expectativa é receber centenas de turistas até domingo devido as atividades nas vinícolas e também as ações na praça central e em restaurantes", salienta a presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Giselda Trento Mazon.

Para o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, a Vindima é uma oportunidade de agradecer pela colheita e relembrar a trajetória da uva Goethe na região. “Nossos municípios têm sua história ligada ao plantio e a colheita da uva e nada mais justo do que prestarmos esta homenagem àqueles que se esforçam diariamente para manter viva esta tradição”, garante.

A mesma ideia é compartilhada pelo prefeito de Pedras Grandes, Vilson Tadeu Marcon. “Estamos muito felizes de realizarmos pela primeira vez esta colheita simbólica em Pedras Grandes. A história dos dois municípios foi construída junta, pelas mãos dos primeiros imigrantes que chegaram até a nossa região e relembrar toda essa história por meio da uva e do vinho Goethe tem um grande significado”, explica.

A Vindima Goethe 2019 inicia nesta sexta-feira, dia 18, com missa às 18h30min, na Igreja Matriz de Urussanga, em referência ao Padroeiro dos Vitivinicultores, São Vicente, para abençoar as mãos que colhem. Em seguida, na Praça Anita Garibaldi, ocorrerá a abertura oficial seguida de homenagens, entrega de troféus, tradicional pisa das uvas e tombo da polenta gigante feita pelo grupo "Amici della Polenta", de Urussanga, encerrando com show da Orquestra Municipal de Urussanga. 

A programação segue no sábado e domingo, dias 19 e 20, com ações nas vinícolas, atividades no entorno da praça central e pratos especiais nos restaurantes. Voo de balão, mostra história na vinícola Cadorin, venda de artesanatos e produtos coloniais, e exposições e manifestações artísticas são alguns dos atrativos. Destaque para a noite de sábado, quando Pedras Grandes trará atrações musicais e de dança para a praça de Urussanga.

A 11ª Vindima Goethe 2019 é uma realização da Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Prefeitura de Pedras Grandes, agência de turismo DS Travel, Epagri, Câmara de Vereadores de Urussanga e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga.

Vales da uva Goethe
 
O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Programação - Vindima Goethe

 

Dia 18    
Igreja Matriz 
18h30min – Missa “abençoando as mãos que colhem” em referência ao Padroeiro dos Vitivinicultores, São Vicente
Praça Anita Garibaldi 
19h15min - Abertura oficial da Vindima Goethe 2019 
19h30min - Homenagens e entrega do troféu "Amigo do Vinho Goethe"
20h - Tradicional pisa das uvas feita por rainhas e princesas de festas dos municípios da IP Vales da Uva Goethe
20h30min - Tombo da polenta gigante feita pelo grupo "Amici della Polenta", de Urussanga
21h - Show com a Orquestra Municipal de Urussanga

 

Dia 19   
Praça Anita Garibaldi - 8 às 16h 
- Feira de Produtos Coloniais 
- Lançamento de cosméticos a base de uva e vinho (Farmácia de manipulação Perfoliata)
- Venda de peças artísticas
- Oficinas gratuitas de cerâmica e de desenho com a artista plástica e ceramista Simone Milak e o artista plástico Breno Stern
Espaço "La Fontana" (próximo ao chafariz) - Bate-papo com especialistas
10h - Pele é beneficiada por componentes presentes na uva e no vinho (médico dermatologista Dr. Adroaldo Apolinário)
16h - Como agem os cosméticos a base de uva e vinho (farmacêutica magistral Gabriela Sartor Concer Benetton)
Praça Anita Garibaldi - 19 às 23h
Atrações culturais e gastronomia em parceria com a Prefeitura de Pedras Grandes 
 
Dia 20   
Praça Anita Garibaldi - 10 às 18h 
15h - Cantos e interação com entidades culturais de Urussanga
Espaço "La Fontana" (próximo ao chafariz) - Bate-papo com especialistas
10h - Dialeto: identidade cultural local através da língua (Karla Ribeiro da ISUL Idiomas e Movimento Ostrega)
16h - Goethe: vinho com história e tipicidade brasileira (sommelierè Sonia Denicol - Madame do Vinho)

 

Atividades paralelas
17/1 - Quinta - 19h30min – Biodanza na Vínicola Trevisol com o facilitador didata Constantino Rodrigues de Freitas e exposição do fotógrafo Augusto Trevisol com degustação de vinhos e produtos da colônia
19/1 - Sábado – 17h30min – Sunset na Vinícola Casa Del Nonno e retratos com o artista plástico Breno Stern
20/1 - Domingo – 10h – Oficina de mosaico artístico na Vigna Mazon com as mosaicistas Manas Bonetti e lançamento da 2ª edição do curso “Imersão musiva nos Vales da Uva Goethe”

 

Durante todo o evento
- Mostra “História centenária da vinícola Cadorin” (rua ao lado da Igreja Matriz – Associação Trevisani de Urussanga);
- Visitação nas vinícolas e degustação de vinhos;
- Colheita nos parreirais;
- Pratos especiais nos restaurantes;
- Piquenique;
- Venda de artesanatos e produtos coloniais;
- Exposições e manifestações artísticas;
- “Circuito das Artes” nas vinícolas.