Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

É oficial: Unesco reconhece Caminho dos Cânions do Sul como território de relevância geológica internacional

Transmissão ocorreu na manhã desta quinta-feira, e pode ser vista no 4oito
Por Redação Praia Grande, SC, 21/04/2022 - 06:57 Atualizado em 21/04/2022 - 11:29
Portal 4oito / Arquivo
Portal 4oito / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

O Portal 4oito, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR), fará nesta quinta, dia 21, uma cerimônia em Praia Grande para transmissão ao vivo do anúncio oficial do reconhecimento do Geoparque Caminho dos Cânions pela Unesco como um território de relevância geológica internacional. A área passa a integrar a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). A transmissão começa às 7h na capa do portal. O áudio será retransmitido ao vivo na Rádio Som Maior FM.

Detalhes da transmissão:

11:44

O minuto a minuto fica por aqui. Muito obrigado pela audiência! Confira mais detalhes da transmissão no portal 4oito. 

11:43

"Que momento. A emoção dele [Henrique Maciel] é a de todos os catarinenses ao presenciarem esse momento histórico", declara Mané Ferrari, ao jornalista Adelor Lessa, após o reconhecimento oficial da Unesco. 

11:38
Henrique Maciel, presidente da Santur, fala emocionado à rádio Som Maior/ Foto: Gregório Silveira

 

11:36

"Depois de tanto tempo de trabalho e dedicação, a muitas mãos e com as bênçãos do nosso grande arquiteto do universo, que desenhou essa natureza de grande relevância mundial. E nós, que soubemos aproveitar tudo isso e colocar Praia Grande e os outros três municípios de Santa Catarina e os de Rio Grande do Sul, que possamos transformar isso em benefícios para a comunidade, qualidade de vida, geração de renda e fomentar o turismo no estado e no Brasil. Realmente, hoje, é a realização de um sonho que lá atrás não passavámos de um bando de malucos", comemora, emocionado, o presidente da Santur, Henrique Maciel. 

11:28

É oficial: Unesco reconhece o Caminho dos Cânions como território de relevância geológica internacional. Agora, a área integra a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN).

11:01
Equipe da rádio Som Maior e portal 4oito diretamente da transmissão em Praia Grande/ Foto: Gregório Silveira

 

10:59

Enquanto a transmissão acontece, o presidente da Santur não esconde a emoção. "A expectativa está grande. Coração batendo mais forte. Realmente, teremos o nosso produto, brasileiro e catarinense, os cânions, sendo internacionalizados. Tudo que planejamos, lutamos e acreditamos piamente”, frisa. 

10:04

Enquanto a transmissão ocorre, o jornalista Adelor Lessa conversa com o prefeito de Timbé do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc), Beto Biava. "Estamos ganhando uma grande indústria no Estado Santa Catarina, em especial para nós, que fazemos parte do geoparque. Foi plantada uma semente lá atrás e vamos começar a colher os frutos agora. É uma conquista muito importante. Estamos muito felizes", disse, durante a entrevista, o Líder do Executivo. 

09:04

Acompanhe agora, ao vivo, no 4oito e na rádio Som Maior, o anúncio oficial da Unesco! 

08:49

Helen Becker, coordenadora regional do Turismo, comemora a conquista. "O sentimento é de pertencimento e de gratidão por todos que passaram e deram sua contribuição construindo esse projeto que agora é realidade. Parabenizo todos os envolvidos. Para a nossa região, os trabalhos estão apenas começando. É muito importante estarmos falando uma lingua só. Existe todo um trabalho de sensibilização para o Poder Público, com essas visitas a campo. Temos roteiros formados. Precisamos estar envolvidos também com as instituições de ensino, para fazer um trabalho integrado", enfatiza. 

08:40

O jornalista Adelor Lessa entrevista o ex-governador e ex-secretário de Turismo, Leonel Pavan, que estava à frente da Pasta no início do processo para criação do geoparque. "Hoje, Santa Catarina tem que se orgulhar da nossa riqueza, história e o quanto representa o turismo da Serra, dos cânions, quando muita gente não dava tanto valor. Nós somos sede de um Geoparque. Irão vir pessoas de vários lugares do mundo. Restaurantes, hoteleria e visitações vão aumentar. Estou muito orgulhoso por estar acontecendo isso no dia do hoje", disse.

08:33

"É uma grande conquista essa chancela de Unesco, da criação do geoparque. A região tem esse potencial. Eu tenho envolvimento com os Aparados da Serra e a Serra Geral desde 1986, quando entrei no Cânion Forteleza. Eu acabei me envolvendo não apenas com as pesquisas e o conhecimento, mas com o turismo. Então, acabei estudando durante todo esse período o turismo, que vemos como uma atividade que pode alavancar a região. Hoje, a gente vê essa conquista como um grande passo para aumentar o fluxo turístico. Isso é muito interessante. Por outro lado, a gente vê que alguns municípios ficam patinando, esperando que as coisas aconteçam por milagre. O turismo vai acontecer quando houver políticas públicas que convençam os investidores. Em todos os municípios que aconteceram o desenvolvimento turístico, foi dessa forma", Enio Frasseto, fotógrafo da região, que possui um acervo de fotografias dos cânions.

 

08:23

"O geoparque é um estratégia de desenvolvimento econômico sustentável focado no turismo. Essa é a grande questão que se coloca. No caso dos Cânions do Sul, com a chancela da Unesco, haverá uma visibilidade muito grande", acrescenta Godoy. 

08:22

"Os Cânions do Sul são um dos maiores eventos geológicos de todos os tempos. É a união de vários continentes, que estavam unidos. Aproximamente 130 milhões de anos [período dos dinossauros] houve essa separação das placas tectônicas. Durante esse evento, também teve um extravasamento em que derramaram grandes volumes de lava, que vemos nos planaltos dos estados do Sul, por isso, é tão importante esse evento geológico. Existem cânions no Brasil, mas nessa magnitude, como na região, não tem", disse em entrevista ao jornalista Adelor Lessa, o geólogo Michel Godoy. 

08:17
  •  
  • O presidente da Santur explica sobre um dos momentos que vive o Caminho dos Cânions. "Nós temos os dois parques nacionais e não tínhamos infraestrutura e recebíamos cerca de 200 e 250 mil visitantes. Mas, em uma precariedade total, porque o parque era administrado pelo Governo Federal, que não tem esse dever de fazer investimento. O governo, então, pensando na concessão dos parques nacionais, nesse alinhamento que construímos, resolvou praticar o projeto piloto. Esse foi um trabalho de articulação. Essa concessão, a partir desse momento, começou uma grande expectativa de desenvolvimento regional. Trabalhada com muita dedicação com os dois municípios, nós fortalecemos isso, muitas reuniões e audiências públicas, porque entendemos que a iniciativa privada tem essa capacidade de fazer isso acontecer. A concessão foi um dos primeiros passos nesse importante processo de desenvolvimento", conta.

07:55

Mané Ferrari, presidente do Conselho Municipal de Turisto do Estado, relembra em entrevista à Som Maior, o engajamento do presidente da Santur para atingir esta conquista. "Quando ele lançou a semente para fortelecer o turismo da região, tenho plena certeza que muitos foram contra. A gente entende que quando um ente público acredita nesse potencial que é o turismo para o município e o Estado de Santa Catarina, ele sai na frente. A semente que o Henrique plantou lá atrás, com certeza, está colhendo os frutos", disse. 

07:45

Maciel, emocionado, projeta o futuro e conta detalhes do início da idealização deste sonho. "Nós teremos aqui uma futura EcoDisney. Essa é a expectativa que está sendo criada, como parque de maior visitação turística do Brasil. Isso tudo se deve a um relacionamento que nós estabelecemos com o Governo Federal, onde tivemos várias vezes fazendo essa conexão e trabalhando para a concessão dos parques. Realmente, é uma nova era, que iniciou a partir de 2017. Também tivemos a chegada do governador Moisés, que veio consolidar tudo isso com esse pacote de obras que são fundamentais para receber todo o desenvolvimento. Uma verdadeira explosão", comenta.  

07:38
Henrique Maciel em entrevista ao jornalista Adelor Lessa/ Foto: Gregório Silveira

 

07:35

Ele ainda acrescenta que "Deus foi muito generoso com Praia Grande. Nasci aqui e construí a minha história. Foi uma ideia que se tinha e uma das primeiras atividades que fiz trabalhando na prefeitura, foi representar o município em um feira de turismo, eu tinha 18 anos. Acho que Deus me colocou nesse caminho", disse Henrique. 

07:32

Em entrevista à rádio Som Maior, Henrique Maciel, presidente da Santur e ex-prefeito de Praia Grande, considera o momento histórico. "É um território realmente abençoado por Deus, que nos dá essa condição. Hoje, será chancelado, em Paris, na sede da Unesco, como território mundial dos geoparques. É uma conquista histórica. Santa Catarina recebe mais um título. É um estado diferenciado, com suas belezas naturais e potencial turistico. É um dia histórico para o turismo catarinense. Nós havemos sim, de fazer que esse momento seja importante para agregar todos os contextos, fomentando a economia e gerando emprego e renda. Santa Catarina vive um novo momento, novo ciclo e nova era", comenta. 

07:25
Céu limpo e azulado em Praia Grande na manhã desta quinta-feira/ Foto: Gregório Silveira

 

07:23

Elisandro Pereira, o Fanica, prefeito de Praia Grande, fala ao jornalista Adelor Lessa, da rádio Som Maior, sobre a conquista. "É uma indústria a nível internacional do turismo. O convencimento veio a partir do nosso potencial turístico no início da gestão passada, do Henrique, que colocou a bandeira do turismo embaixo do braço. Naquele momento, a gente ainda estava necessitando de infraestrutura e, na verdade, a gente correu atrás, mas a partir do momento que o governador assumiu, isso tem melhorado bastante. Agora, a gente veio colher os frutos com esse reconhecimento", disse. 

 

07:02

Bom dia! A partir de agora, você acompanha a transmissão ao vivo, minuto a minuto, do reconhecimento oficial do Caminho dos Cânions pela Unesco, em Praia Grande, como um território de relevância internacional. Acompanhe!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito