Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

É obrigatório usar máscara em Cocal do Sul

Município distribui dez mil unidades para carentes. Prefeito reduz salários e Cocalfest é cancelada
Por Redação Cocal do Sul, SC, 23/04/2020 - 16:45 Atualizado em 23/04/2020 - 16:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Agora é obrigatório usar máscaras em Cocal do Sul "para toda e qualquer ação fora de casa", como frisa o decreto assinado pelo prefeito Ademir Magagnin. "Nós estamos retomando a economia, retornando aos trabalhos e precisaremos conviver com o vírus. A gente sabe que as pessoas não estão acostumadas a usar máscaras, mas a medida é clara e, ainda, protege em outras situações, como a gripe. Todos os cuidados devem ser redobrados, pois estaremos ainda mais vulneráveis ao contágio. Por isso é essencial o uso desta proteção para ajudar a si e ao próximo”, destacou.

Assim, Cocal do Sul une-se a Içara e Morro da Fumaça, municípios que já tomaram a mesma iniciativa na região carbonífera.

Distribuição

Para auxiliar no controle da pandemia, o município de Cocal do Sul está distribuindo 10 mil máscaras para famílias carentes. O kit entregue contém três máscaras com instruções de uso. As máscaras são feitas em tecido lavável e visam conduzir riscos de contágio. “Todas essas medidas estão sendo realizadas para preservar a saúde da população e precisam da colaboração de todos os cidadãos. O combate ao Coronavírus não é uma via de mão única, depende da aceitação e cumprimento de todas as pessoas para que sejam realmente efetivos os resultados. A recomendação é que as pessoas permaneçam em casa, principalmente aquelas que podem fazer isso, e só saiam em caso de necessidade. Utilizem máscaras, álcool gel e lavem bem as mãos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Sinara Crippa Milanez. 

“É importante que as pessoas cuidem de usas máscaras ou se não forem usar, não joguem fora como já vimos acontecer. Tenham a sensibilidade e a responsabilidade de doar para aqueles que precisam”, finaliza o secretário interino de assistência Social, Juarez Fogaça. 

Além das 10 mil máscaras, a Secretaria de Saúde também recebeu a doação de 1 mil unidades de tecido da empresa de confecção Dois Ponto Sete, de Cocal do Sul. Desde o início da pandemia, uma equipe de voluntárias coordenada pela Secretaria de Assistência Social continua dedicada na produção de máscaras em TNT aos profissionais de saúde do município. Até o momento mais de 2,3 mil máscaras foram confeccionadas e doadas. O Caps também está produzindo máscaras para a doação.

Salários reduzidos 

Como medida econômica para colaborar no combate à Covid-19, a Prefeitura de Cocal do Sul encaminhou um ofício para Câmara de Vereadores solicitando a redução do salário de prefeito em 30% e 20% de vice-prefeito, secretários e diretores pelos próximos três meses. O prefeito Ademir Magagnin também encaminhou um projeto de Lei suspendendo o reajuste dos servidores municipais até julho. Além disso, todas as funções com gratificações foram reduzidas.
 
“Este período requer a colaboração de todos. Além de toda preocupação com a saúde das pessoas, nosso município e o país enfrentam uma luta diária na economia. Essa medida de congelar o reajuste salarial e diminuir os salários é uma alternativa para que possamos nos adequar e começar a conviver com essa queda. Nós temos um levantamento e acompanhamento diário da receita. Vamos ter uma queda de 40% e nossos programas e serviços essenciais não podem parar. É necessário que todos dêem a sua parcela de contribuição. Todas as nossas secretarias estão trabalhando com economia extrema em tudo. A ordem é reduzir, reduzir e reduzir. Nós contamos com colaboração de todos. Temos certeza que logo tudo isso irá acabar”, pontuou Magagnin

Cocalfest é cancelada 

Também como medida de contenção de gasto, o prefeito Ademir Magagnin anunciou nesta semana o cancelamento da 8ª edição da Cocalfest que aconteceria em setembro de 2020, festa tradicional do município. 

“Temos muitos serviços e pagamentos para honrar, e até lá o momento ainda é muito incerto. A Cocalfest estava praticamente definida, com dois shows nacionais e outras novidades, mas infelizmente não será possível comemorar como de fato a nossa população merece. Nós iniciamos nosso Governo com a criação da Cocalfest, e seria de nossa vontade fechar com uma grande festa, mas temos prioridades que vão além das nossas projeções. Pedimos a compreensão de todos. Tudo o que estamos fazendo é pela saúde da população e para que consigamos caminhar honrando os nossos compromissos”, concluiu o prefeito.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito