Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

É Dia D da vacinação contra o sarampo

Atenção pais e responsáveis, os postos de saúde estarão abertos em todo o Brasil
Por Janary Bastos Damacena - Agência do Rádio Criciúma - SC, 19/10/2019 - 08:27
Foto: Divulgação / Agência do Rádio
Foto: Divulgação / Agência do Rádio

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Atenção pais e responsáveis! Neste sábado, 19, os postos de vacinação estarão abertos para o dia “D” contra o sarampo em todo o Brasil. Todas as crianças de 6 meses até menores cinco anos devem ser vacinadas nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. Essa é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou até causar morte, principalmente nas crianças pequenas.

Algumas das complicações que podem ocorrer são: pneumonia, perda de audição e inflamação no cérebro. Por isso, é preciso ter muito cuidado e proteger nossos pequenos com a vacina, que é a única forma de evitar o sarampo. O Dia D é uma mobilização do Ministério da Saúde em parceria com os Estados e municípios para proteger mais de dois milhões e meio de crianças brasileiras nessa faixa etária. Durante todo este sábado, mais de 41 mil unidades de saúde vão estar abertas. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, explica como a vacina ajuda a proteger: 

“A vacina do sarampo é altamente efetiva, capaz de induzir a proteção contra todos os genótipos do vírus circulante no mundo. A sua efetividade vai depender do número de doses prévias e da idade. A efetividade da vacina nas crianças menores de um ano é de 84%. Por isso que essa é a dose zero, por isso que nós não podemos deixar de vacinar a criança de acordo com o calendário vacinal, aos 12 meses e aos 15 meses, como nós estamos reiterando em todos os momentos que temos oportunidade de falar sobre isso”.

Tags: vacinação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito