Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

E a Oktoberfest de Blumenau ficou para novembro (VÍDEO)

Prefeito anunciou a transferência, mas não colocou como definitiva. Há risco de cancelamento
Por Denis Luciano Blumenau, SC, 29/05/2020 - 11:16 Atualizado em 29/05/2020 - 11:26
Prefeito Mário anunciou transferência / Reprodução
Prefeito Mário anunciou transferência / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Oktoberfest de Blumenau, uma das maiores festas do Brasil, está sob sério risco de não ser realizada em 2020. O prefeito Mário Hildebrandt anunciou em live, na manhã desta sexta-feira, 29, que o evento está transferido, mas que permanece sob análise a sua efetiva realização. Por enquanto, ela está marcada para novembro, tudo por conta da pandemia de Covid-19.

"Queremos dar toda a segurança à cidade. A organização, então, vai transferir a festa, que fica com nova data prevista para 11 a 29 de novembro. É a data que estaremos encaminhando a todo o trade turístico", informou. "Sempre com responsabilidade, a decisão final será tomada até o fim de agosto. Se os dados em agosto demonstrarem que há risco para uma pessoa, nós temos que ter clareza que a festa não pode ser realizada", destacou. "Até lá a organização, com a prefeitura, vai monitorar a evolução da pandemia visando avaliar a viabilidade com adequações necessárias para garantir a vinda e diversão dos turistas e população de Blumenau com segurança", detalhou Hildebrandt.

O prefeito lembrou que Blumenau e Santa Catarina "vivem momentos de incerteza", e que "se fôssemos decidir hoje, a festa estaria cancelada". Ele salientou que pesquisas dos veículos de comunicação e nas redes sociais indicam que a maior parte da população de Blumenau é favorável à transferência ou até cancelamento da Oktoberfest. Hildebrandt mencionou, ainda, a realidade de outros grandes eventos Brasil afora. Lembrou que o festival Lollapalooza, em São Paulo, seria em abril, e ficou para 4 a 6 de dezembro. E que a Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, foi transferida de agosto para 28 de outubro a 2 de novembro. E citou, ainda, o Natal Luz de Gramado, que teve calendário espaçado, com eventos entre 22 de outubro e 30 de janeiro.

O impacto

A Oktoberfest recebeu, em 2019, 576.560 pessoas, 51,2% de Blumenau e 48,8% de outras localidades, dessa fatia foram 50,2% de Santa Catarina.

O público em 2019:

576.560 visitantes

51,2% de Blumenau

48,8% de outras localidades

desses 48,8%:

50,2% de Santa Catarina

15,9% de São Paulo

11,5% do Paraná

7,5% do Rio de Janeiro

4,1% de Minas Gerais

2% do Rio Grande do Sul

1,4% do Distrito Federal

7,5% de outros estados

Com base em cálculos da Fundação Getúlio Vargas, a Oktoberfest movimenta R$ 240 milhões na economia de Blumenau, gerando 6 mil empregos diretos e indiretos. "É impacto direto para 60 setores da economia local", finalizou o prefeito.

Assista a manifestação de Mário Hildebrandt sobre a festa no link abaixo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito