Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dúvidas sanadas e boa ação colocada em dia no Imposto de Renda na Praça

Iniciativa ocorreu na manhã deste sábado na Praça Nereu Ramos
Por Redação Criciúma, SC, 09/04/2022 - 21:21
Fotos: Marciano Bortolin/ AgeCom Unesc
Fotos: Marciano Bortolin/ AgeCom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Até a manhã deste sábado (09/04), o Corretor de Imóveis, Ramón Jamardo Neto, tinha uma dúvida sobre a declaração do Imposto de Renda. Mas bastou passar pela Praça Nereu Ramos, sentar e conversar com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc que aquela dúvida se dissipou. "Eu queria saber se poderia destinar um percentual do imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso. Fui tirar esta dúvida e eles esclareceram muito bem, me explicando que posso sim", revela.

Assim como Ramón, muitas outras pessoas que começaram o sábado com alguma dúvida relativa ao Imposto de Renda, terminaram a amanhã sem nenhuma. Os questionamentos foram esclarecidos por meio da ação Imposto de Renda na Praça, que chegou a sua 12ª edição em 2022 e é uma parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o Fundo Municipal do Idoso, Fundo da Infância e da Adolescência, rede NAF, Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e Sescon Sul/SC. "É uma verdadeira festa de doação, de participação das entidades, do curso de Ciências Contábeis da Unesc. Para nós é uma alegria muito grande receber todos os contribuintes para fazer a doação e  tirar dúvidas, esclarecer e mostrar a importância social que é fazer a doação. São 32 instituições na área da infância e sete de idosos. Importante deixar que este recurso fique na nossa região, gerando e desenvolvendo aqui. Temos a grande satisfação de nestes 12 anos poder contribuir com isso"coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), professor Manoel Vilsonei Menegali.

Ainda durante a manhã, ocorreram diversas apresentações culturais de várias instituições de Criciúma.

Devido à pandemia, nos dois últimos anos a ação precisou ocorrer de forma remota. "Estamos muito felizes em levar a ação à Nereu Ramos mais uma vez. Fizemos de maneira online por conta da pandemia, mas a experiência de conversar com as pessoas é diferente. Este atendimento dos nossos estudantes orientados pelos professores, permite que eles sintam os problemas, acolhem as dores da comunidade e começam a pensar em maneiras de solucionar estes problemas", comenta a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

A experiência salientada por Milla, a acadêmica da sétima fase, Michele Mazzorana, garante que levará para a vida. "Percebemos que a maioria dos contribuintes questionam pontos específicos no que tange o Imposto de Renda, como limites, isenção, o valor tributário, o que compreende o Imposto de Renda, quais os valores que eles precisam declarar. Na sétima fase do curso, tivemos toda a teoria, o auxílio dos professores. Também dentro da Universidade fizemos a prática da declaração em vários casos que está nos ajudando a sanar as dúvidas dos contribuintes", enfatiza.

Ao lado da comunidade

"A Unesc é uma Universidade de caráter comunitário, cuja origem tem um compromisso muito grande com as necessidades das pessoas que vivem aqui nesta região. O nosso compromisso é desenvolver pessoas para que possam multiplicar soluções que venham ao encontro das necessidades da comunidade". A afirmação da Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, traduz o envolvimento da Universidade com a comunidade na qual está inserida.

Ela ainda reforça que a Uesc é comprometida com a formação alinhada àquilo que a sociedade precisa. "Se estamos discutindo os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que é pensar como podemos reduzir a fome, as desigualdades sociais, como ampliar o acesso aos serviços da sociedade, e aí falamos da inclusão. A nossa Universidade tem mais de 200 projetos de extensão, de ações comunitárias que  vão de encontro a estas necessidades. Temos 700 professores altamente capacitados que desenvolvem os nossos estudantes que, por sua vez, são multiplicadores deste novo tempo. Temos o compromisso com a formação voltada para a experiência. Uma vez formado, estes profissionais vão para o mercado de trabalho com muitas habilidades e competências", completa.

Um dos parceiros na ação realizada na manhã deste sábado é o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região. "Atuamos durante todo o ano oferecendo à classe contábil representação, cursos de qualificação e assessoramento. Mas entendemos que neste período de Imposto de Renda é necessário ir além e contribuir diretamente com a comunidade. Por isso, convidamos todos que ainda tem dúvidas sobre a declaração, para virem à praça neste sábado. Com esse atendimento direto, poderemos ser mais assertivos nas orientações, pois cada caso deve ser tratado de maneira única", destaca o presidente do Sindicato, Agostinho José Damásio.

Experiência

A coordenadora do curso se diz satisfeita porque vê o modo concreto com que o ensino se concretiza. "O contador formado pela Unesc tem um diferencial ímpar, porque tem esta experiência extensionista na caminhada. Ele compreende o que a comunidade precisa e atende melhor os seus clientes e ainda pensa nas questões social e ambiental. O curso está de portas abertas para que as pessoas conheçam e possam fazer a matrícula para o segundo semestre", diz.

Organizando a próxima edição

O Imposto de Renda faz tanto sucesso que a próxima edição já está sendo planejada. "Esta é uma iniciativa pensada com carinho de um ano para o outro, pois ela é uma ação de extensão que tem uma responsabilidade muito grande, porque, além de orientar as pessoas sobre o correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda, a gente incentiva a destinação e parte deste imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso", acrescenta Milla.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito