O sargento Matheus Premoli, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Araranguá, e seu cão de busca Bono são, pelo terceiro ano consecutivo, o binômio com o maior número de certificações ativas do Brasil. Em 2025, a dupla alcançou um feito inédito: tornou-se a única do país com oito certificações operacionais simultâneas, segundo a Comissão Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC – LIGABOM).
A conquista, segundo Premoli reforça o protagonismo de Santa Catarina nas operações com cães de busca nas modalidades rural e urbana, somando agora nove cães certificados no estado, além de consolidae Araranguá como referência no treinamento e atuação em missões de resgate, especialmente em cenários de tragédias naturais, áreas colapsadas e regiões de difícil acesso. “O Bono está comigo desde os 67 dias de vida. Ele mora comigo e, além de ser uma ferramenta essencial nas buscas, é um ser vivo que exige cuidados e treinamentos constantes”, afirma Premoli. “Nossa função é diferenciada. Mesmo fora do quartel, seguimos de sobreaviso. Por isso, o condicionamento físico e o treino diário são fundamentais para mantê-lo sempre pronto para atuar.”
No CBMSC, a parceria entre bombeiro militar cinotécnico e cão de resgate é chamada de binômio. Atualmente, o estado conta com 10 binômios em atividade, distribuídos estrategicamente em diferentes cidades. A estrutura inclui alimentação de qualidade, acompanhamento veterinário e espaços adequados para o treinamento contínuo.
Confira os binômios em atividade no estado:
-
Araranguá – Sargento Matheus Premoli de Souza e cão Bono
-
Florianópolis – Cabo Jean Renato Vieira e cão Ilha
-
Governador Celso Ramos – Sargento Willian Valdeley Marques e cão Marley
-
Itapema – Cabo Genivan Kull e cão Nick
-
Itajaí – Cabo Thiago Evandro Amorim e cadela Moana
-
Blumenau – Sargento Jacques Douglas Romão e cão Fogo (especializado em odor específico)
-
Rio do Sul – Sargento Marcos Antônio Vieira e cadela Luna
-
Xanxerê – Soldado Amauri Felipe de Vargas e cadela Magi
-
Brusque – Sargento Carlos Alexandre de Souza e cadela Zaara
-
Lages – Cabo Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke