Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Dor no coração", diz Daniel Freitas sobre falecimento do avô

Hilário Freitas tinha 91 anos e faleceu em Balneário Camboriú no sábado
Por Vítor Filomeno Criciúma, SC, 02/05/2022 - 09:34 Atualizado em 02/05/2022 - 09:34
Foto: Arquivo/4oito / Da esquerda para direita, Ronaldo Freitas (filho de Hilário), Daniel Freitas (neto), Hilário Freitas e Alexandre Freitas (neto), na posse do deputado federal Daniel Freitas em 2019.
Foto: Arquivo/4oito / Da esquerda para direita, Ronaldo Freitas (filho de Hilário), Daniel Freitas (neto), Hilário Freitas e Alexandre Freitas (neto), na posse do deputado federal Daniel Freitas em 2019.

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No sábado, 30 de abril, o empresário criciumense Hilário Freitas faleceu aos 91 anos. Filho de Diomício Freitas, estava internado em um hospital em Balneário Camboriú, onde residia. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, desta segunda-feira, 02, o deputado Daniel Freitas, que é neto de Hilário, falou sobre a morte do avô.

"Foi uma despedida muito dolorida para a família Freitas, porque o vô Hilário representou, para todos nós, motivo de inspiração, mas, mais do que isso, ele representava uma fortaleza. Mesmo aos seus 91 anos, ele transmitia a ideia de que ele iria para o hospital, mas o veríamos saindo de lá para mais uma lição, mais uma superação. Chega a hora que Deus coloca a mão em cima. Com todo o nosso egoísmo, nós queremos ter para sempre aqui as pessoas que nós amamos. Ontem, nós nos despedimos do meu querido avô Hilário, com dor no coração, mas com o sentimento de que ele não merecia passar por tanto sofrimento ao final da vida", lamentou.

Os problemas de saúde do avô começaram no final de 2019, segundo o deputado, quando, ao tentar devolver uma bola de futebol na brincadeira, ele sofreu uma queda e quebrou a pelve e a clávicula, lidando com as consequências nesses três anos.

"Uma criança jogou uma bola para ele. Na brincadeira de fazer a devolução da bola, ele errou o chute, acabou sofrendo uma queda e teve duas fraturas na bacia e na clavícula. Ele teve de ser operado e, nessa operação, ele foi entubado. A partir dessa entubação, quando tirado o tubo, ele não podia mais comer e tomar água, porque afrouxou a via aérea e tudo o que ele comia e bebia ia para o pulmão. Ele passou a ser alimentado por sonda. Ali ele já perdeu a qualidade de vida", explicou o neto Daniel.

Também em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta segunda, o senador Esperidião Amin, amigo de Hilário Freitas, afirmou que o falecimento dele foi uma espécie de libertação, após tanto sofrimento nos últimos anos.

"O Hilário deixou para nós uma lição de amizade, de carinho. A amizade do Hilário nesses mais de 40 anos ficou imutável. Ou seja, o poder ou a proximidade do poder nunca afetaram a nossa relação de cordialidade com ele. Apesar da morte ser algo indesejado, a morte libertou meu amigo", disse Amin.

Ouça a entrevista completa do senador Esperidião Amin e do deputado federal Daniel Freitas:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito