Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dom Jacinto preside a Solene Vigília Pascal

Em celebração na Catedral, bispo convidou à mudança de atitudes perante aos problemas do mundo
Por Redação Criciúma, SC, 21/04/2019 - 16:29 Atualizado em 21/04/2019 - 17:08
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A maior festa da Igreja Católica foi celebrada na noite deste sábado santo, 20, na Catedral São José, por ocasião da Solene Vigília Pascal. A celebração concluiu o Tríduo Pascal, com a proclamação da Páscoa da Ressurreição do Senhor.

A solenidade teve início do lado de fora da igreja, na Praça Nereu Ramos, com uma multidão de fiéis participantes. O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, foi quem presidiu a celebração, concelebrada pelo pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior.

Na Celebração da Luz, Dom Jacinto abençoou o fogo novo, preparou e acendeu o Círio Pascal, vela símbolo da luz do Cristo Ressuscitado. Os fiéis seguiram o Bispo e o padre e adentraram a Catedral, onde acompanharam a Liturgia da Palavra, com uma série de salmos e leituras do Antigo Testamento, que mostram as maravilhas realizadas por Deus em favor da humanidade. No momento do Glória, a Catedral foi completamente iluminada, os sinos badalaram e as velas, sobre o altar, foram acesas.

“Queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, nesta Noite Santa! Esta noite santifica todas as noites, porque ela caminha para o dia!”, iniciou Dom Jacinto em sua homilia, logo após a proclamação do Evangelho. “Só Ele tem o poder sobre a morte. Tudo o que nós ouvimos hoje nas leituras e nos salmos, o que foi cantado e proclamado é, justamente, que Ele é o Senhor, Ele tem esse poder. Nem pedra, nem poder, nem a morte, ninguém vence Aquele que é o Senhor da vida. É o nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo. E para a nossa alegria, Ele nos faz participantes deste grande e maravilhoso mistério que estamos celebrando”, continuou o Bispo.

Dom Jacinto convidou todos à mudança de atitude diante das situações negativas do mundo. “Somos filhos e cidadãos do céu. Permanecemos uma temporada aqui na terra, mas o nosso destino é a vida eterna, preparada por Deus para todos aqueles que participam da sua amada Igreja. Muito ainda vão aos túmulos procurar respostas. Mas podemos levar o nosso bom perfume, como fizeram as mulheres que ungiram o corpo do Senhor: vamos levá-lo a serviço da sociedade, da nossa igreja, da nossa comunidade; ungir, levar nosso apoio, nosso serviço, nossa doação em toda parte. O bom perfume está em nosso coração, que nós levamos a tantas pessoas na nossa família, no nosso trabalho. Quando encontramos as pessoas, nós somos o bom perfume do Cristo Ressuscitado na sociedade. E o mundo precisa tanto disso! Recebemos o Óleo Santo no Batismo, na Crisma e este perfume deve sempre permanecer e não perder nunca a sua validade”, frisou o epíscopo.

Após a reflexão, seguiu-se com a Liturgia Batismal, com a Ladainha dos Santos, a bênção da água batismal e a renovação das promessas do Batismo, com as velas acesas nas mãos, seguida pela aspersão com água benta sobre a assembleia. Ao final da celebração, as demais cinco comunidades pertencentes à Paróquia São José receberam, das mãos do Bispo Diocesano, seus círios pascais.

“O que estamos fazendo aqui é algo maravilhoso e real em nossa vida e isto está no coração de todos nós. Nós sabemos a quem servimos e para onde vamos. Esta é a alegria dos cristãos que crêem, acolhem e servem o Senhor!”, disse o Bispo aos membros da assembléia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito