Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Documentário conta história de Santa Bárbara

Filme foi produzido por Luana Mazzuchello, jornalista da Som Maior FM
Por Erik Behenck Criciúma, SC, 03/12/2018 - 16:43Atualizado em 03/12/2018 - 16:43

O Feriado de Santa Bárbara é celebrado em quatro municípios da região carbonífera: Criciúma, Forquilhinha, Lauro Müller e Siderópolis. A data conta com celebrações religiosas em homenagem à padroeira dos mineiros. Em 2016, as na época acadêmicas do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, Luana Mazzuchello e Istefani Marcos produziram o documentário “A fé além da escuridão”, que mostra a história da santa.

“Essa data representa muito para Criciúma e região. Todos os anos o dia 4 é a data que os devotos param para agradecer a proteção. Produzimos, filmamos e editamos, tudo foi feito ainda quando acadêmicas, mas acreditamos que mesmo com o passar dos anos a mensagem de devoção passada neste projeto sempre será inspiradora”, revelou Luana.

O documentário conta a história através de vozes que vivenciaram a fé nas minas de carvão da Região Sul do estado de Santa Catarina, como o padre Ângelo Galato, Líbero Feltrin, Leonor Rampinelli e Verivaldo Minotto. Um dos objetivos do projeto é mostrar como a padroeira mexe com a fé das pessoas.

“Meu pai era mineiro, então desde pequena eu ouvia as histórias que ele contava. Sempre antes de entrar na mina pediam a proteção dela, então sei da importância dessa santa para a região e para os mineiros. Fazer esse documentário foi e sempre será muito importante na minha vida”, declarou Istefani.