Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Documentário conta história de Santa Bárbara

Filme foi produzido por Luana Mazzuchello, jornalista da Som Maior FM
Por Erik Behenck Criciúma, SC, 03/12/2018 - 16:43 Atualizado em 03/12/2018 - 16:43

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Feriado de Santa Bárbara é celebrado em quatro municípios da região carbonífera: Criciúma, Forquilhinha, Lauro Müller e Siderópolis. A data conta com celebrações religiosas em homenagem à padroeira dos mineiros. Em 2016, as na época acadêmicas do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, Luana Mazzuchello e Istefani Marcos produziram o documentário “A fé além da escuridão”, que mostra a história da santa.

“Essa data representa muito para Criciúma e região. Todos os anos o dia 4 é a data que os devotos param para agradecer a proteção. Produzimos, filmamos e editamos, tudo foi feito ainda quando acadêmicas, mas acreditamos que mesmo com o passar dos anos a mensagem de devoção passada neste projeto sempre será inspiradora”, revelou Luana.

O documentário conta a história através de vozes que vivenciaram a fé nas minas de carvão da Região Sul do estado de Santa Catarina, como o padre Ângelo Galato, Líbero Feltrin, Leonor Rampinelli e Verivaldo Minotto. Um dos objetivos do projeto é mostrar como a padroeira mexe com a fé das pessoas.

“Meu pai era mineiro, então desde pequena eu ouvia as histórias que ele contava. Sempre antes de entrar na mina pediam a proteção dela, então sei da importância dessa santa para a região e para os mineiros. Fazer esse documentário foi e sempre será muito importante na minha vida”, declarou Istefani.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito