Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Documentário conta a história de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros

Filme foi produzido por Luana Mazzuchello, jornalista da Som Maior
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 04/12/2019 - 11:10

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Feriado de Santa Bárbara, que acontece nesta quarta-feira, 4,  é celebrado em quatro municípios da região carbonífera: Criciúma, Forquilhinha, Lauro Müller e Siderópolis. A data conta com celebrações religiosas em homenagem à padroeira dos mineiros. Em 2016, as na época acadêmicas do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, Luana Mazzuchello e Istefani Marcos produziram o documentário “A fé além da escuridão”, que mostra a história da santa.

"Este é um material que não tem validade, mostra quem foi santa Bárbara e porque os mineiros e a nossa região possuem tanta devoção a ela. Foi uma grande experiência, pois grande parte das imagens foram feitas por nós. Foi emocionante ver o quanto as pessoas falam com amor desta data e dessa proteção que os cercam", destacou Luana.

O documentário conta a história através de vozes que vivenciaram a fé nas minas de carvão da Região Sul do estado de Santa Catarina, como o padre Ângelo Galato, Líbero Feltrin, Leonor Rampinelli e Verivaldo Minotto. Um dos objetivos do projeto é mostrar como a padroeira mexe com a fé das pessoas.

“Meu pai era mineiro, então desde pequena eu ouvia as histórias que ele contava. Sempre antes de entrar na mina pediam a proteção dela, então sei da importância dessa santa para a região e para os mineiros. Fazer esse documentário foi e sempre será muito importante na minha vida”, declarou Istefani.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito