Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do quadro negro ao computador: o desafio dos professores na pandemia

Em Forquilhinha profissionais da rede municipal de ensino estão recebendo capacitação da Satc
Por Redação Forquilhinha, SC, 11/10/2020 - 16:16 Atualizado em 11/10/2020 - 16:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em meio a pandemia do coronavírus uma das profissões que mais precisou de reciclagem foi a de professor. O quadro negro deu lugar aos computadores. As aulas remotas viraram rotina e especialistas apontam que ainda serão muito usadas mesmo após a pandemia. 

Devido a mudança muitos professores estão buscando compreender melhor a nova tecnologia. Em Forquilhinha a primeira turma de educadores da rede municipal de ensino já está sendo capacitada para ampliar o letramento digital. 
A iniciativa faz parte da Jornada de Aprendizagem, um projeto de extensão da faculdade Satc e que contempla as ações propostas pela Câmara Técnica de Educação e Inovação da cidade. Até novembro, os professores participarão de mais três oficinas virtuais onde poderão aprender e esclarecer dúvidas sobre ferramentas digitais.  

Os encontros são gratuitos e tem duração de uma hora e meia. Quem estará conversando com os professores é a acadêmica da 7ª fase de Engenharia da Computação da Faculdade Satc Mariane Joaquim Melo. A ideia é aprofundar em temas que são conhecidos, mas de maneira superficial. "Nesse primeiro encontro falamos sobre como trabalhar na nuvem. Trouxe informações sobre o drive e as ferramentas disponíveis. No final eles fizeram um exercício para gravar as dicas", explicou Mariane.  

Desde o segundo semestre de 2019, professores do colégio e da faculdade Satc participam das discussões que envolvem a Câmara de Educação e Inovação. "O objetivo é contribuir, trazendo ideias e pensando em melhores ações para o desenvolvimento da educação no município", destacou o professor da faculdade Satc, Daniel Fritzen.  

A Câmara é uma das seis que fazem parte do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), implantado em Forquilhinha em setembro de 2019. O objetivo é trazer modelos de gestão, nas mais variadas áreas, que contribuam para o desenvolvimento local e regional, focando em projetos sustentáveis e de interesse da comunidade.  

"Por meio da participação de agentes do setor público, forças produtivas e do terceiro setor trabalhamos coletivamente para estruturação do planejamento estratégico da cidade com o olhar para os próximos 20 anos, pautando assim o crescimento econômico e da geração de emprego e renda", afirmou o agente de articulação do programa DEL, Ramon Borges. Atualmente, são mais de 60 voluntários participando e que se dividem nas seis câmaras técnicas, conselhos e grupos de trabalho.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito