Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do Baja Satc para a Volkswagen

Ex-aluno Vangelo Cardoso Manenti descobriu o desejo de trabalhar no setor automotivo por meio do projeto Baja e hoje é um dos engenheiros da multinacional
Por Redação Criciúma - SC, 26/09/2018 - 14:10 Atualizado em 26/09/2018 - 14:10
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já estava nos planos do engenheiro mecânico Vangelo Cardoso Manenti atuar na indústria automobilística quando era ainda estudante. Ao cursar o ensino médio e técnico na Satc, o agora mestre em engenharia pela UFSC, viu no projeto Baja uma forma de fazer o que gostava. Hoje o ex-aluno trabalha na Volkswagen onde trabalha com simulações, testes e validação de veículos.

"O Baja ajudou a definir em que área da Engenharia Mecânica eu me via trabalhando, e deu certo. Depois, o meu mestrado foi acompanhando a pesquisa no ramo automotivo até que uma coisa foi levando a outra e hoje estou na Volkswagen", explicou.

A oferta de uma vaga na unidade da empresa em Resende, no Rio de Janeiro, surgiu num evento da SAE em que Vangelo apresentava seu projeto de pesquisa. "Apresentei o estudo sobre simulações de dinâmica veicular e sistemas de direção, o gerente de engenharia e desenvolvimento da empresa assistiu e veio falar comigo sobre a oportunidade", lembrou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Satc, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, ver o sucesso dos egressos é motivo de orgulho e exemplo para os futuros engenheiros. "Vangelosempre foi muito dedicado, persistente naquilo que faz, por isso está colhendo os frutos de tanto esforço e é uma motivação para os demais alunos", afirmou.

Satc sintonia com o mercado

Dentre as funções que Vangelo desempenha na Volkswagen, atualmente o ex-acadêmico de Engenharia Mecânica da Satc também atua na área de desenvolvimento e conectividade de veículos elétricos. "Essa é uma visão da Volkswagen e da indústria atual como um todo, ou seja, melhorar a eficiência de forma cada vez mais sustentável", destacou.

A Satc está em sintonia com o mercado atual. Dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na instituição, o de mobilidade elétrica ganha destaque. Desde o ano passado, o Inowattis, veículo de conversão elétrica, é utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem para os cursos da faculdade. 

Tags: satc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito