Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Diretor do São Donato cita "irresponsabilidade" do Estado (VÍDEO)

"O secretário está redondamente equivocado", dispara Júlio de Luca sobre corte do repasse ao hospital de Içara
Por Denis Luciano Içara, SC, 26/04/2019 - 18:47 Atualizado em 26/04/2019 - 18:53
Diretor Júlio de Luca com o diretor executivo da AMREC, Acélio Casagrande / Arquivo / 4oito
Diretor Júlio de Luca com o diretor executivo da AMREC, Acélio Casagrande / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A decisão do Hospital São Donato (HSD), de suspender os serviços da sua maternidade a partir de 1º de maio, segue repercutindo. O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, referiu em pronunciamento nesta sexta-feira as razões do Governo de Santa Catarina para o corte dos R$ 150 mil mensais, que resultam em R$ 900 mil reclamados pela instituição. Ele destacou que não há mais aval técnico para o repasse, já que a região é servida pelo Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). Assista no vídeo a fala do secretário.

O diretor administrativo do HSD, Júlio César de Luca, reagiu com indignação em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Som Maior. "Desde 2015 temos esse contrato, que a cada seis meses era renovado. Cabe lembrar que Lauro Müller, Urussanga, Morro da Fumaça e Nova Veneza fecharam suas maternidades, a única com plantão 24 horas além do Hospital São José era a do São Donato. A partir de dezembro o nosso convênio de custeio da maternidade foi incorporado à nossa contratualização junto ao Estado. A partir de então, não era preciso a autorização da CIR que o secretário fala. Está bem claro", respondeu. "O secretário está redondamente equivocado".

De Luca defendeu que, com o que é pago pelo SUS, não há condições de o HSD manter a maternidade. "É uma referência que atende toda a AMREC. Ele tem que chamar então o hospital, fazer um distrato e dizer que não tem mais interesse na maternidade. Daí vamos parar com o plantão. Quem assinou esse contrato conosco não foi uma pessoa, foi o Estado", destacou o diretor. "Isso tudo é de uma irresponsabilidade a toda prova", concluiu. Ouça a entrevista no podcast.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito