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Diretor do Grupo Sul Peças fala sobre reaquecimento da economia

Jader Guerreiro representa um dos maiores grupos de concessionárias da Fiat do sul do país
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 22/11/2017 - 10:50 Atualizado em 22/11/2017 - 10:56

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A Fiat Duna chegou em Criciúma em agosto deste ano, após o Grupo Sul Peças adquirir a concessionaria Unitá. O grupo está presente em oito cidades do Rio Grande do Sul, sendo em seis cidades como Fiat Marina e em Gramado e Caxias do Sul como Sul Peças Fiat. Hoje é um dos maiores grupos de concessionárias da Fiat do sul do país.

Só coma Fiat Duna, o grupo está presente em quatro cidades do sul catarinense: Imbituba, Tubarão, Criciúma e Araranguá. Hoje, no Programa Adelor Lessa, Jader Guerreiro, diretor comercial do Grupo Sul Peças falou sobre a economia e planos de investimentos futuros para Santa Catarina.

Confira a matéria completa abaixo do áudio:

São quantas empresas do grupo?

Jader Guerreiro: Temos seis concessionárias Fiat, não temos bandeiras de outras marcas. O grupo surgiu em 1965, temos 52 anos. Somos Fiat há 37 anos e de lá para cá viemos ampliando o número de concessionárias e trabalhando muito forte a questão da qualidade onde a gente passa.

Vocês começaram já como concessionária ou foi como revenda de peças?

Jader Guerreiro: Nós começamos como oficina mecânica. O nosso fundador, que hoje é presidente do grupo, fundou uma oficina mecânica, começou a vender peças também. E Só em 74 começou a vender veículos.

Nós começamos pelo pós-venda. Por isso, hoje damos muito valor ao pós-vendas, trabalhamos forte a questão de oficinas e de peças. Hoje como o maior revendedor de peças Fiat do Sul do País. E estamos adentrando o sul de Santa Catarina para trazer essa oportunidade e qualidade.

Por que o Sul de Santa Catarina?

Jader Guerreiro: O grupo, em 2015, se associou a um grupo de concessionárias Fiat do interior do Rio Grande do Sul, chamado Marina e tínhamos um projeto desenhado de expansão. Não tinha um loca definido. Hoje vivemos em um mundo sem fronteiras, então não vejo porque a gente buscar outros estados. Então Santa Catarina é um estado vizinho, mas muito próximo a região de Caxias e Gramado.

Tivemos um crise recentemente, que atingiu, inclusive, o setor automotivo. Como está essa questão hoje?

Jader Guerreiro: Este é o primeiro ano que a gente está vendo crescimento desde 2012. Então a crise bateu forte a gente teve que reestruturar o negócio. As estruturas para automóveis são grandes, os custos são altos. E, como não existia mais aquela potencialidade de vendas, aonde a gente conseguia vender, como exemplo, vender 400 carros em Caxias do Sul num único mês, esse número caiu para 150, menos de 200 carros. Então vcê tem que tirar peso de cima da estrutura. Sendo assim, gente conseguiu aliviar um pouco, seguir em frente. O nome Sul Peças é muito forte e tradicional no Sul. E nos reorganizamos para também aproveitar as oportunidades na crise. E uma dessas oportunidade foi o estado de Santa Catarina. Era um horizonte promissor e buscamos oportunidade. Hoje temos um crescimento.

Para 2018, quais os projetos de crescimento para Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul?

Jader Guerreiro: Tem crescimento projetado sim. Até porque a marca Fiat na região vinha em stand by, ela não estava tão forte no nível de comunicação com o cliente, com o mercado, serviços de pós-vendas. Então você acaba observando as oportunidades que você tem de fazer as melhorias necessárias e se você tem a expertise para fazer tudo isso. Nosso grupo, como já tem amis de 50 anos, já caiu e levantou muitas vezes. Então hoje, nós temos competência de fazer um bom trabalho e desenvolver o que estava esquecido.

A Marca Fiat é muito forte, foi líder durante 14 anos no Brasil. Há dois anos que ela deixou de ser líder. Então ela tem um grande mercado para recuperar e um grande caminho pela frente.

Então, vocês pretendem intensificar o relacionamento com o cliente da Região?

Jader Guerreiro: Perfeito! Já estamos fazendo isso. Já estamos nos adaptando, inclusive, com a adaptação de novos sistemas, já que hoje a tecnologia é uma aliada sua, se você souber usar. Então desde agosto, quando assumimos aqui, são dois novos sistemas, que a gente implantou nas lojas Duna, para desenvolver a comunicação com os nossos clientes.

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